Inscrições químicas em livros didáticos de Química: uma analise semiotica das representações sobre fases da matéria

Autores

  • Joeliton Chagas Silva Universidade Federal de Sergipe
  • José Marcelo Vasconcelos Mota Universidade Federal de Sergipe
  • Edson José Wartha Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v2i1.51

Palavras-chave:

Inscrições, Livros Didáticos, Semiótica

Resumo

Este estudo apresenta uma pesquisa sobre o papel central em relação ao uso das imagens em diferentes aspectos nos livros didáticos, tendo como objetivo analisar e explorar os diferentes aspectos utilizados pelos autores de livros didáticos ao usarem imagens e/ou inscrições como forma de representação de fenômenos ou entes químicos. Neste estudo apresentamos exemplos de como algumas imagens são utilizadas no estudo da estrutura da matéria justificando a necessidade de uma reflexão crítica sobre o uso de inscrições no ensino de ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10.01.2012

Como Citar

SILVA, Joeliton Chagas; MOTA, José Marcelo Vasconcelos; WARTHA, Edson José. Inscrições químicas em livros didáticos de Química: uma analise semiotica das representações sobre fases da matéria. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 69–80, 2012. DOI: 10.26843/rencima.v2i1.51. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/51. Acesso em: 29 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)