Cadernos do PNAIC (como materiais curriculares educativos) de Matemática: análise à luz do Enfoque Ontossemiótico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v15n2a06

Palavras-chave:

Material Curricular, Conhecimento Docente, Idoneidade Didática

Resumo

O artigo é resultado de um estudo orientado pelo objetivo de analisar a abordagem teórico-metodológica de materiais do PNAIC, com vistas ao desenvolvimento do conhecimento didático-matemático de professoras. Tratou-se de uma análise documental dos Cadernos de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, política pública de formação de professoras que atuam (atuavam) no Ciclo de Alfabetização. O referencial teórico reporta-se ao modelo Conhecimento Didático-Matemático e suas seis dimensões. A análise considerou textos de orientações, indicativos de materiais complementares de leitura, sugestões de situações de aprendizagem e tarefas. A partir de indicadores em cada par de dimensão, os principais resultados indicam que os materiais analisados contemplam de maneira satisfatória a maioria daqueles relativos as dimensões Epistêmica/Ecológica e Cognitiva/Afetiva. No entanto, é insatisfatória a contemplação à dimensão Mediacional/Interacional. A análise indica que os materiais possuem uma Idoneidade Didática satisfatória.

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Publicado

26.06.2024

Como Citar

SOUZA, Janaina Melo; GUSMÃO, Tânia Cristina Rocha Silva; JANUARIO, Gilberto. Cadernos do PNAIC (como materiais curriculares educativos) de Matemática: análise à luz do Enfoque Ontossemiótico. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 1–21, 2024. DOI: 10.26843/rencima.v15n2a06. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/4792. Acesso em: 21 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos