Idoneidade Epistêmica evidenciada em um processo formativo com futuros professores de Matemática: um plano de aula envolvendo a representação de dados estatísticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v15n2a05

Palavras-chave:

Educação Estatística, Critérios de Idoneidade Didática, Formação de Professores de Matemática, Programa Residência Pedagógica

Resumo

O presente artigo objetiva investigar a Idoneidade Epistêmica evidenciada em um processo formativo com futuros professores de Matemática, pautado na elaboração de um plano de aula envolvendo a representação de dados estatísticos. De natureza qualitativa, optou-se por usar os pressupostos da pesquisa-formação. Participaram do estudo dois residentes do subprojeto Matemática do Programa Residência Pedagógica. Os planos de ensino e as transcrições das discussões decorrentes do processo de elaboração foram assumidos como dados da pesquisa. Para analisá-los, foram usados como categorização os componentes e os indicadores do Critério de Idoneidade Didática Epistêmico, proposto por Juan Godino e colaboradores. A análise do processo de elaboração do plano de aula evidenciou o uso de diferentes modos de expressar o conteúdo matemático indicado, incluindo diferentes processos matemáticos. Contudo, percebe-se que definições, propriedades, significados e procedimentos utilizados não se apresentam como uma amostra representativa da complexidade do conteúdo que se pretende ensinar, segundo o currículo vigente.

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Publicado

19.06.2024

Como Citar

MARTINS, Amanda Cristina; TINTI, Douglas da Silva. Idoneidade Epistêmica evidenciada em um processo formativo com futuros professores de Matemática: um plano de aula envolvendo a representação de dados estatísticos. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 1–19, 2024. DOI: 10.26843/rencima.v15n2a05. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/4752. Acesso em: 21 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos