Currículo da Cidade de Ciências Naturais: Interlocuções com a Agenda 2030

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v15n1a20

Palavras-chave:

Educação CTS, Currículo de Ciências, Educação de qualidade, Objetivos de aprendizagem

Resumo

A presente pesquisa evidencia a relevância de abordar os conteúdos escolares, em consonância com os desafios da sociedade contemporânea. Seu objetivo principal volta-se a analisar a conexão entre o Currículo da Cidade de São Paulo, fundamentado nos princípios da Educação Integral, Equidade e Educação Inclusiva, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as práticas dos educadores da Rede Municipal, a fim de estabelecer uma conexão que contribua para a promoção de uma educação eficaz e de qualidade, para a formação de cidadãos críticos e reflexivos. Para conduzir a investigação, empregamos a metodologia de pesquisa documental e a Análise de Conteúdo, como ferramentas de coleta e análise de informações, identificando as interlocuções entre o Currículo e os ODS. Os resultados indicam um caminho promissor para a promoção do ODS 4 (Educação de Qualidade), que visa garantir resultados de aprendizagem relevantes e eficazes, em conformidade com as diretrizes da UNESCO, o Plano Municipal de Educação e os Princípios de Educação CTS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARROYO, Miguel. Passageiros da noite: do trabalho para a EJA. Itinerários pelo direito a uma vida justa. Petrópolis: Vozes, 2017.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 19 abr. 2024.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em:https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 19 abr. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In.: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (org.). Ensino de ciências por investigação: Condições para implementação em sala de aula. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2013.

NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia dos projetos: uma jornada interdisciplinar. São Paulo, SP: Érica, 2001.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Transformando nosso Mundo: a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Traduzido pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio). Disponível em: https://www.globalgoals.org/take-action/?gad_source=1&gclid=CjwKCAjwrIixBhBbEiwACEqDJUKcn0t6SY6ZIsk_4yc7v7vkPPp8N6p3_s8V2QAFTqSlbzYthOlD-BoChPcQAvD_BwE. Acesso em: 19 abr. 2024.

PORRO, Sílvia. Formação de professores em tempos de emergência. Indagatio Didactica, v. 15, n. 1, p. 151-172. 2023.

SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Ana Maria Pessoa. Almejando a alfabetização científica no Ensino Fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 333–352, 2016.

SACRISTÁN, J. Gimeno; PÉREZ GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. 4.ed. Porto Alegre, RS: ArtMed, 1998.

SÃO PAULO (SP). Lei nº 16.271 de 17 de setembro de 2015. Aprova o Plano Municipal de Educação de São Paulo. Disponível em: https://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/lei-16271-de-17-de-setembro-de-2015. Acesso em: 19 abr. 2024.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: Ensino Fundamental: componente curricular: Ciências da Natureza. 2.ed. São Paulo: SME / COPED, 2019.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Diretrizes de aprendizagem dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) no currículo da cidade de São Paulo. São Paulo: SME / COPED, 2020.

UNESCO, BRASIL. ODS. Educação para os objetivos do desenvolvimento sustentável: objetivo de aprendizagem. Publicado em 2017 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, 7, place de Fontenoy, 75352 Paris 07 SP, França, e Representação da UNESCO no Brasil. Disponível em: https://bit.ly/2S97SRq. Acesso em: 19 abr. 2024.

Downloads

Publicado

25.03.2024

Como Citar

GONÇALVES, Renata da Silva; MACIEL, MARIA DELOURDES. Currículo da Cidade de Ciências Naturais: Interlocuções com a Agenda 2030. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 1–21, 2024. DOI: 10.26843/rencima.v15n1a20. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/4703. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>