Montagem de uma horta como proposta de Ensino de Ciências na perspectiva da Educação CTS envolvendo estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v15n1a03

Palavras-chave:

Educação CTS, Horta Suspensa, Anos Iniciais, Ciências

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma atividade realizada com estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental pertencentes à uma escola privada do Sul de Minas Gerais, nas aulas de Ciências, tendo como objetivo desenvolver ações sustentáveis voltadas para o Meio Ambiente e tendo por base os fundamentos da Educação CTS. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, envolvendo 50 estudantes que compõem o período integral da escola e estudantes do 3° ano. Os estudantes construíram uma horta suspensa utilizando garrafas pet para cultivarem hortaliças e verduras que seriam consumidas pelos próprios estudantes e também pelos funcionários da escola. O projeto despertou nos estudantes maior senso crítico, argumentativo e com tomadas de decisões envolvendo alimentação, saúde, reuso e reciclagem de resíduos, permitindo uma participação mais ativa e um maior interesse pelas aulas de Ciências. A montagem da horta tornou os estudantes dos anos iniciais protagonistas do processo de aprendizagem, permitindo que pudessem questionar, interagir e ampliar seus conhecimentos tendo em vista uma formação voltada para a cidadania que estimulou o envolvimento das famílias nas atividades propostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALENCAR, C. S.; ARAÚJO, M. S. T. Objetivos formativos presentes em Teses e Dissertações relacionadas com a Educação CTS defendidas no Brasil entre 2010 e 2019. Revista Indagatio Didactica, Aveiro, v. 15, n. 1, p. 255-272, maio de 2023.

ALMEIDA, C. N. G. S.; FERNANDES, L. L.; MESSEDER, J. C. Fome no mundo: uma possibilidade de ensino CTS nos anos iniciais da educação básica. Revista Thema, v. 16, n. 3, p. 732-742, 2019.

ARAÚJO, M. S. T.; ABIB, M. L. V. S. Atividades experimentais no Ensino de Física: diferentes enfoques, diferentes finalidades, Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 2, p. 176-194, jun. 2003.

AULER, N. M. F.; AULER, D. (org.) Concepção e execução de currículo no processo formativo de licenciados do PIBID. Curitiba, PR: CRV, 2015.

BARBOSA, F. A. et al. Abordagem “Ciência, Tecnologia e Sociedade” (CTS) no ensino de Física: uma proposta na formação inicial de professores. Revista Ensino & Pesquisa, v.15, n.1, 158- 178, 2017.

BOROCHOVICIUS, E.; TORTELLA, J. C. B. Aprendizagem Baseada em Problemas: um método de ensino-aprendizagem e suas práticas educativas. Ensaio, Rio de Janeiro, v. 22, n. 83, p. 263-294, 2014.

BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A.; GUIMARÃES, S. E. R. (Org.). Motivação para aprender: aplicações no contexto educativo. Petrópolis: Vozes, 2010

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018.

CARVALHO, A. M. P. et al. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 2007.

CUNHA, R. B. Alfabetização científica ou letramento científico? interesses envolvidos nas interpretações da noção de scientific literacy. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 68, p. 169-186, 2017.

FERRAZ, A. C.; ARAÚJO, M. S. T. Educação CTS como Encaminhamento Didático-metodológico destinado à Aprendizagem Crítica e o Exercício da Cidadania. Revista Indagatio Didactica, v. 15, n. 1, p. 121-138, maio de 2023.

FORMENTON, R.; ARAÚJO, M. S. T. Educação Sócio-Ambiental Desenvolvida sob o Enfoque CTS entre Alunos do Curso Técnico de Nível Médio em Automação Industrial do IFSP. REnCiMa, v. 6, n. 1, p. 33-42, 2015.

GONÇALVES-DIAS, S. L. F.; TEODÓSIO, A. S. S. Reciclagem do PET: desafios e possibilidades. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Fortaleza: ABEPRO, 2006.

LINHARES, J. F. P.; ROJAS, M. O. A. I.; RODRIGUES, M. I. A. Agricultura urbana como prática alternativa para Educação Ambiental: uma proposta de sistematização e ações em São Luís (MA). Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 13, n. 1, p.10-21, 2018.

MARTINELLI, S. S.; CAVALLI, S. B. Alimentação saudável e sustentável: uma revisão narrativa sobre desafios e perspectivas. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, n. 11, p. 4251-4261, 2019.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14 edição. São Paulo: Hucitec Editora, 407 p, 2014.

MORAES, J. U. P.; ARAÚJO, M. S. T. O Ensino de Física e o Enfoque CTSA: caminhos para uma educação cidadã. São Paulo: Livraria da Física, 2012.

MORGADO, F. S.; SANTOS, M. A. A. A horta escolar na educação ambiental e alimentar: experiência do Projeto Horta Viva nas escolas municipais de Florianópolis. Revista Eletrônica Extensiva, v.5, n.6, 1-10, 2008.

MUNHOZ, A. V.; Hattge, M. D.; Zanotelli, A. Acerca da alfabetização científica: representações e discursos no cotidiano de uma escola. Imagens da Educação, v. 3, n. 3, p. 1-9, 2013.

PAIVA, H. A.; ARAÚJO, M. S. T. Conscientização de estudantes do Ensino Médio Técnico por meio da Educação CTS: abordagem do tema trânsito e mobilidade urbana visando à formação para a cidadania. RenCiMa, v.13, n.1, 1-27, 2022.

PELAEZ, V. Monitoramento do mercado de agrotóxicos, 2012. Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/consea/eventos/mesa_de_controversias/mesa-de-controversiassobre-agrotoxicos-2013/agrotoxicos-agricultura-e-mercado.pdf. Acesso em: 06 jan. 2024.

PINTO, V. R. C. et al. O perfil docente necessário à implantação do enfoque CTS no Ensino de Ciências In: Abordagens Contemporâneas de Ensino e Aprendizagem, Salto: Editora ASLE, v. 1, p. 97-121, 2018.

PIRES, E. A. C.; COSTA, E. P. S.; MOREIRA, A. L. O. R. Abordagem CTS no Ensino de Ciências: o que dizem as publicações acadêmicas sobre a formação inicial docente para os anos iniciais do ensino fundamental. Investigações em Ensino de Ciências, v. 27, n.2, p. 176-196, 2022.

REIS, E. M.; SILVA, O. H. M. Atividades experimentais: uma estratégia para o ensino da física. Cadernos Intersaberes, v. 1, n. 2, p. 38-56, 2013.

RIGOTTO, R. M., ROSA, S. F. Agrotóxicos. In: Caldarte, R. S., Pereira, I. B., Alentejano, P., Frigotto, G. (Org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro; São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Expressão Popular, 2012.

SANTOS, M. E. V. M. Cidadania, conhecimento, ciência e educação CTS. Rumo a “novas” dimensões epistemológicas. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad CTS, v. 2, n. 6, p. 137-157, 2005.

SANTOS, S. S. R. F.; COLMAN, V. D.; MATOS, E. A. S. A. de. Metodologia ativa e movimento CTS no ensino fundamental I. Revista Tecnologia e Sociedade, Curitiba, v. 17, n. 49, p. 32-48, 2021.

SANTOS, W. L. P. Contextualização no ensino de Ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Revista e Ensino, v. 1, n. especial, 2007.

SANTOS, W. L. P. dos. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, v. 1, número especial, nov. 2007.

SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Tomada de Decisão para Ação Social Responsável no Ensino de Ciências. Ciência & Educação, v. 7, n. 1, p. 95-111, 2001.

SILVA, A. A. B. Um olhar sobre as aulas de ciências com base em atividades experimentais em uma escola pública de Redenção. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciências. Águas Lindas, 2013.

SILVA, R. S.; MORAES, S. E.; FECHINE, P. B. A. Interdisciplinaridade, transversalidade e abordagem CTS no ensino de química por meio de projetos temáticos. Revista Científica Internacional, v. 1, n. 25, p. 123-147, 2013.

STRIEDER, R. B. Abordagens CTS na educação científica no Brasil: sentidos e perspectivas. 2012. Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo. São Paulo.

VILELA, J. L. L. Contribuições da educação CTS para a formação de alunos com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade no ensino de Física. 2022. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo.

VILELA, J. L. L.; FERRAZ, A. C.; JUNGER, A. P. Perspectivas e anseios da educação básica: um ensino voltado para a aprendizagem significativa e dialógica. Revista Educação em Foco, v. 28, p. 1-17, 2023.

Downloads

Publicado

20.01.2024

Como Citar

VILELA, Jean Louis Landim; SILVA, Roberta Aparecida Ferreira da; ARAÚJO, Mauro Sérgio Teixeira de. Montagem de uma horta como proposta de Ensino de Ciências na perspectiva da Educação CTS envolvendo estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 1–19, 2024. DOI: 10.26843/rencima.v15n1a03. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/4690. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>