Gamificação no ensino de Química: uma proposta de sequência didática para a Eletroquímica no Ensino Médio

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DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v14n3a10

Resumo

Este estudo teve como objetivo propor uma sequência didática utilizando como recurso a gamificação e seus diversos elementos, através de aulas diversificadas, correlacionando a outros recursos didáticos. A proposta foi organizada em quadros e as aulas foram divididas em quatro etapas, destacando o tema, os objetivos, conteúdo programático, recursos didáticos utilizados, as etapas de aprendizagem, duração, principais elementos de jogos, avaliação, expectativas de aprendizagem e referências. No mais, foi introduzida uma campanha de sustentabilidade para que possa ser desenvolvida pelos alunos na comunidade, utilizando como estratégia o marketing digital. Destaca-se que a gamificação aliada aos recursos didáticos como ludicidade, experimentação, tecnologias digitais e contextualização constitui-se como um método diferenciado para as práticas educativas, possibilitando aumentar o engajamento nas aulas e instigar o protagonismo dos discentes. Logo, este estudo apresentou formas de utilização de aulas diversificadas para a temática de Eletroquímica, de modo a tornar o ensino de Química dinâmico e funcional.

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Publicado

22.09.2023

Como Citar

VIANA, Maysa Sousa; SILVA, Everton Vieira da; MARQUES, Jefferson Antônio. Gamificação no ensino de Química: uma proposta de sequência didática para a Eletroquímica no Ensino Médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 1–21, 2023. DOI: 10.26843/rencima.v14n3a10. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/4681. Acesso em: 28 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos