Análise de abordagens à Integral Definida em pesquisas brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v14n3a08

Palavras-chave:

Educação Matemática, Enfoque Ontossemiótico, Cálculo Diferencial e Integral

Resumo

O estudo aqui retratado orienta-se pelo objetivo de conhecer a abordagem dada aos processos de ensino e de aprendizagem da Integral Definida em algumas pesquisas brasileiras. Para a coleta de dados, foi realizado levantamento de 15 dissertações e teses em dois repositórios, sendo que essas foram lidas e fichadas. O referencial teórico reporta-se ao Enfoque Ontossemiótico, a partir de suas facetas: epistêmica, mediacional, interacional, cognitiva, afetiva e ecológica, as quais orientaram a análise. Como resultados, identificamos que os trabalhos apresentam fundamentos acerca da evolução da compreensão do conceito da Integral Definida; seus resultados fortalecem a importância de novos estudos e pesquisas com futuros professores de Matemática, com a finalidade de aprimorar os conhecimentos didático-matemáticos e as competências deles, o que, certamente, contribuirá para a sua futura prática profissional; sendo que os processos de mediação possibilitam o aprimoramento do trabalho docente.

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Publicado

22.09.2023

Como Citar

MOTA, Janine Freitas. Análise de abordagens à Integral Definida em pesquisas brasileiras. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 1–24, 2023. DOI: 10.26843/rencima.v14n3a08. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/4632. Acesso em: 20 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos