Uma análise de atividades experimentais em aulas remotas de Química a partir das Dimensões da Aprendizagem Científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v15n1a11

Palavras-chave:

Experimentação, Ensino Remoto, Vídeos, Prática Científica

Resumo

A presente pesquisa apresenta resultados de uma investigação que teve por objetivo identificar e analisar as Dimensões da Aprendizagem Científica mobilizadas por estudantes aos responderem questões abertas de atividades pré e pós-experimento em aulas remotas de Química. Para isso, foram analisadas as respostas dos alunos em exercícios que abordavam temas como a Plantação de feijão e o Mar Morto, buscando identificar evidências dessas dimensões (NRC, 2012; NGSS, 2013). Mediante as análises, fundamentadas nos pressupostos da Análise de Conteúdo, foram identificadas seis Práticas Científicas relacionadas ao fazer Ciência, quatro Conceitos Transversais, que atravessam fronteiras disciplinares, que vão desde a identificação de padrões até o reconhecimento das causas e efeitos dos fenômenos em estudo e dois grupos de Ideias Centrais Disciplinares, relacionados a conceitos científicos específicos. Ao se empenhar nas atividades propostas, os estudantes puderam se envolver em diferentes dimensões, sendo oportunizado que construíssem uma compreensão ampla das ideias da Ciência.

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Publicado

25.02.2024

Como Citar

LIMA , Keila Padilha de Oliveira Camargo de; BROIETTI, Fabiele Cristiane Dias. Uma análise de atividades experimentais em aulas remotas de Química a partir das Dimensões da Aprendizagem Científica. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 1–25, 2024. DOI: 10.26843/rencima.v15n1a11. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/4615. Acesso em: 27 maio. 2024.

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