Reflexões de professores participantes de um espaço formativo: a pesquisa como modo de aprender e ensinar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v15n1a15

Palavras-chave:

Formação de Professores, Pesquisa em Sala de Aula, Unidade de Aprendizagem

Resumo

No presente estudo, buscou-se responder a pergunta: como a participação de professores em um espaço formativo que proporciona aprimoramento didático/metodológico pode ampliar suas concepções da pesquisa como princípio educativo? Trata-se de uma investigação com abordagem qualitativa do tipo exploratória. Os participantes foram 10 professores de um curso de formação continuada, e as informações foram produzidas a partir de um questionário on-line, sendo analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Da análise das informações, emergiram três categorias: (i) ampliação da compreensão sobre a pesquisa; (ii) valorização das perguntas dos estudantes na sala de aula, (iii) mobilização do envolvimento de estudantes no processo de investigação no contexto de sala de aula. Há indicativos da potencialidade de formações que, de modo teórico e prático, abordem a pesquisa como princípio educativo e como forma de possibilitar a reflexão do professor acerca da pesquisa enquanto modo amplo de ensinar e aprender.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CHIN, C.; OSBORNE, J. Students' questions: a potential resource for teaching and learning science. Studies in Science Education, v. 44, n. 1, p.1-39, 2008.

COLL, C. et al. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: ARTMED, 2000.

BORGES, T. D. B.; LIMA, V. M. R. Argumentação em sala de aula: aspectos favorecedores do seu desenvolvimento e aproximações com a educação pela pesquisa. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), São Paulo, v. 12, n. 6, p. 1-17, out./dez. 2021.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. 8. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

DEMO, P. Iniciação científica: razões formativas. In: MORAES, R.; LIMA, V. M. R. Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. 3. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. p. 77-92.

FERREIRA, R.; MOROSINI, M. Metodologias ativas: as evidências da formação continuada de docentes no ensino superior. Revista Docência do Ensino Superior, v. 9, p. 1-19, 2019.

FRESCHI, M.; RAMOS, M. G. Unidade de aprendizagem: um processo em construção que possibilita o trânsito entre senso comum e conhecimento científico. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. v. 8, n. 1, p. 156-170, 2009.

GALIAZZI, M. C. O professor na sala de aula com pesquisa. In: MORAES, R.; LIMA, V. M. R. Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. 3. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. p. 215-231.

GALIAZZI, M. do C.; GARCIA, F. Á.; LINDEMANN, R. H. Construindo caleidoscópios: organizando unidades de aprendizagem. In: MORAES, Roque; MANCUSO, Ronaldo (Org.). Educação em ciências: produção de currículos e formação de professores. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2004. p. 65-84.

GALLE, L. A. V. Estudo sobre reconstrução significativa de conteúdos no Ensino Fundamental por meio de unidade de aprendizagem sobre alimentos. 2016. 198f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Escola de Ciências. Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre.

GALLE, L. A. V. Estudo sobre as perguntas dos estudantes em sala de aula de ciências: metanálise de artigos em periódicos - 2008 a 2019. 2021. 296f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Escola de Ciências. Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

GONZÁLEZ, J. F. et al. ¿Como hacer Unidades Didácticas innovadoras? 1. ed. Sevilha: Diada, 1999.

HAGAY, G.; BARAM-TSABARI, A. A strategy for incorporating students' interests into the high-school science classroom. Journal of Research in Science Teaching, v. 52, n. 7, p. 949-978, 2015.

HOUAISS, A.; VILLAR, M. de S. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

LAVILLE, C.; DIONE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Adaptação da obra: Lana Mara Siman. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

LIMA, V. M. R.; SANTOS. M. Z. M. Processos de formação continuada: com a palavra o professor de ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v. 22, n. 3, p. 61-79, 2017.

MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. p. 9-29

MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise textual discursiva. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2007.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C.; RAMOS, M. G. Pesquisa em sala de aula: fundamentos e pressupostos. In: MORAES, R.; LIMA, V. M. R. Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. 3. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. p.11-20

MORAES, R.; GOMES, V. Uma Unidade de Aprendizagem sobre Unidades de Aprendizagens. In. GALIAZZI, M. do C. et al. (Org.). Construção Curricular em Rede na Educação em Ciências. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2007. p. 243-280.

OLIVEIRA, V. H. N. Pesquisa científica escolar no Ensino Fundamental: relatos de uma experiência. Cadernos do Aplicação, v. 32, n.1, p. 95-104, jan./jul. 2019.

PAULETTI, F. A pesquisa como princípio educativo no ensino de ciências: concepções e práticas em contextos brasileiros. 2018. 131p. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) Escola de Ciências. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre.

PAULETTI, F.; GALLE, L. A. V. A abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente a partir de perguntas dos estudantes sobre combustíveis. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 2, n. 2, p. 310- 327, jul./dez. 2019.

PAULETTI, F.; RICHTER, L. Uso da pesquisa em sala de aula como uma estratégia docente na educação básica. Revista HISTEDBR On-line, v. 22, p. e022043-e022043, 2022.

WERTSCH, J. La mente en acción. Buenos Aires: Aique, 1999.

Downloads

Publicado

08.03.2024

Como Citar

GALLE, Lorita Aparecida Veloso; JUSTINA, Lourdes Aparecida Della. Reflexões de professores participantes de um espaço formativo: a pesquisa como modo de aprender e ensinar. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 1–25, 2024. DOI: 10.26843/rencima.v15n1a15. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/4543. Acesso em: 24 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)