Saberes Científicos e Pedagógicos de Conteúdos Químicos Expressos por Professoras da Residência Pedagógica em Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v15n1a14

Palavras-chave:

Educação em Ciências, Saberes Docentes, Residência Pedagógica em Química, Ensino Médio, Pesquisa Narrativa

Resumo

O presente trabalho visa compreender os saberes científicos e pedagógicos de conteúdo de professoras do Programa Residência Pedagógica em Química, da Universidade Federal de Mato Grosso, identificando quais e como esses saberes influenciam o fazer pedagógico. Apresenta-se como construto teórico os saberes na perspectiva de Pimenta (2012), Gauthier et al., (2013), Shulman (2014) e Tardif (2014). O método de pesquisa consiste na abordagem qualitativa, a partir da Pesquisa Narrativa, tendo como instrumentos investigativos questionário e entrevista semiestruturada, para análise de adotou-se a Análise Textual Discursiva. Os resultados evidenciam a legitimidade dos saberes científicos nas metodologias do trabalho pedagógico das professoras, no entanto, podem estar sendo utilizados, de forma reducionista ou de forma a proporcionar obstáculos epistemológicos. Por fim, esta pesquisa contribui para Educação em Ciências ao evidenciar necessidades que devem ser advertidas na formação inicial de professores, por exemplo, vigilância epistemológica, mobilização e entrelaçamento dos saberes necessários a atuação docente.

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Publicado

05.03.2024

Como Citar

SANTOS, Laiene Maria Rodrigues dos; CALCANHOTO , Karla Katherine Nascimento; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno. Saberes Científicos e Pedagógicos de Conteúdos Químicos Expressos por Professoras da Residência Pedagógica em Química . Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 1–25, 2024. DOI: 10.26843/rencima.v15n1a14. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/4522. Acesso em: 18 abr. 2024.

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Artigos