Agrotóxicos em foco: estudo sobre as contribuições de um paradidático para o Ensino de Química e/ou Biologia em Mato Grosso a partir de reflexões docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v15n1a04

Palavras-chave:

Agrotóxicos, Ensino de Química, Ensino de Biologia, Paradidático

Resumo

Os agrotóxicos estão presentes no cotidiano de boa parte dos estudantes do estado de Mato Grosso e se torna um tema relevante para se articular com conceitos de Química e Biologia. Nesse ambiente, considerando a importância da contextualização e da interdisciplinaridade para o ensino das Ciências, o objetivo desta pesquisa foi investigar quais as contribuições do paradidático Agrotóxicos em foco, como ferramenta pedagógica para o Ensino de Química e/ou Biologia em uma escola pública estadual pertencente ao município de Campo Verde-MT. Nesse sentido, a metodologia nessa pesquisa se pauta na abordagem qualitativa, baseada no estudo de caso. Conclui-se que o paradidático aborda um tema sociocientífico de relevância e se apresenta como um material didático útil e viável, em especial, quando informaram que o utilizariam no planejamento de suas aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACICH, L.; MORAN, J. (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CHRISPINO, A. Introdução aos Enfoques CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade – na Educação e no Ensino. Documentos de Trabalho de Iberciencia, n. 4. Organização dos Estados Ibero-americanos, 2017.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. C. A. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

CRUZ, N. D.; RIBEIRO, M. T. D.; GUIMARÃES, R. A. P. Os livros didáticos de Química do PNLD 2018 e a temática dos Agrotóxicos. In: Anais do XVII ENCONTRO CENTRO-OESTE DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA. Goiânia, 2019, p. 01-05.

ECHEVERRÍA, A. R.; MELLO, I. C.; GAUCHE, R. Livro Didático: Análise e utilização no ensino de Química. In: SANTOS, W. L. Pereira; MALDANER, O. A. (Org.). Ensino de Química em foco. Ijuí: ed. Unijuí, 2011.

LAGUNA, A. G. J. A contribuição do livro paradidático na formação do aluno-leitor. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 2, p. 43-52, 2012.

MELLO, L.; GUAZZELLI, I. A alfabetização científica e tecnológica e a educação para a saúde em ambiente não escolar. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 4, n. 1, jan./abr. 2011.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016.

OLIVEIRA, S. de; GUIMARÃES, O. M.; LORENZETTI, L. O Enfoque CTS e as Concepções de Tecnologia de Alunos do Ensino Médio. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 9, n. 2, p.121-147, nov. 2016.

PIMENTA, S. G.; NOMURA, M. A. Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. Cortez Editora, 2015.

PUPO, D. D. Sua majestade a soja: um paradidático como estratégia pedagógica para o ensino de Química em Mato Grosso. 2015. 183f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais). Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá.

RIBEIRO, K. D. F. Formação de professores de Ciências Naturais em uma perspectiva interdisciplinar e crítica: Reflexões sobre a contribuição da vivência com questões sociocientíficas na mobilização e aprendizagem de conhecimentos para a docência. 2016. 357 f. Tese. (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, polo Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá.

SANTOS, S. M. O. Critérios para Avaliação de Livros Didáticos de Química para o Ensino Médio. 2006. 234 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências). Universidade de Brasília, Brasília.

SANTOS, W. L. P.; MÓL, G. S. (Coord.). Química e Sociedade: Manual do professor. São Paulo: Nova Geração, 2005.

SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Abordagem de aspectos sociocientíficos em aulas de Ciências: possibilidades e limitações. Investigações em Ensino de Ciências, v. 14, n. 2, p. 191-218, 2009.

SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: Compromisso com a cidadania. 4. ed. rev. atual. Ijuí: Ed. Unijuí, 2015.

TRIVELATO, S. F.; SILVA, R. L. F. Ensino de Ciências. São Paulo: Cengage Learning, 3. reimpressão. 2016. (coleção ideias em ação).

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos/Robert K. Yin; tradução: Cristhian Matheus Herrera. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Downloads

Publicado

26.01.2024

Como Citar

CRUZ, Núbia Duarte da; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno. Agrotóxicos em foco: estudo sobre as contribuições de um paradidático para o Ensino de Química e/ou Biologia em Mato Grosso a partir de reflexões docentes. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 1–28, 2024. DOI: 10.26843/rencima.v15n1a04. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/4518. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos