A ludicidade e o ensino de Matemática: ampliando o olhar acerca de uma atividade extensionista no Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v14n2a14

Palavras-chave:

Ludicidade, Oficina, Geometria, Ensino-Aprendizagem

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar criticamente uma atividade extensionista realizada no 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal pertencente ao Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru, envolvendo conceitos de Geometria Plana; e as suas implicações para a formação de professores e processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Para a construção da oficina foram utilizados materiais didáticos em uma perspectiva lúdica. A escolha se deu pela possibilidade de promover um aprendizado potencialmente lúdico, a partir de movimentos de ensino-aprendizagem mais dinâmicos, interativos e prazerosos. A atividade está vinculada ao Laboratório de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática (LEPEM/CNPq) da Universidade do Estado da Bahia, Campus VII. Entendemos que os itinerários formativos propostos na oficina constituíram-se enquanto facilitadores da aprendizagem dos alunos, no que tange os conceitos geométricos, ao tempo que permitiu que o processo de matematizar fosse tomado como prazeroso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGENCIA SENADO. Pandemia prejudicou condição psicológica de estudantes, mostra pesquisa. Senado Notícias. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/05/30/pandemia-prejudicou-condicao-psicologica-de-estudantes-mostra-pesquisa. Acesso em: 20 mar. 2023.

BROUGÉRE, G. Lúdico e educação: novas perspectivas. Linhas Críticas, v. 8, n. 14, p. 5-20, 2002.

CARVALHO, D. G. B; LELLO, J. P; ARAÚJO, J. A. B. A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 8, n. 8, p. 1215-1228, 2022.

CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa Narrativa: Experiência e História em Pesquisa Qualitativa. Uberlândia: EDUFU, 2015.

COSTA, A. A; ALBUQUERQUE, L. C. Avaliação da Aprendizagem Matemática na perspectiva dos processos avaliativos utilizados por professores do Ensino Fundamental anos finais. Projeção e Docência, v. 6, n. 2, p. 28-37, 2015.

D’AMBOSIO, U. Etnomatemática: Arte ou técnica de explicar e conhecer. São Paulo, SP: Editora Ática. 1998.

D’AMBROSIO, B. Formação de Professores de Matemática para o Século XXI: o Grande Desafio. Pro-Posições, v. 4, n. 1, 1993.

FERNANDES, Elsa. O trabalho cooperativo num contexto de sala de aula. Análise Psicológica, Lisboa, v. 15, n. 14, p. 563-572, dez. 1997.

FORTUNA, T. R. Formando Professores na Universidade para brincar. In: SANTOS, S. M. P (Org.). A Ludicidade como Ciência. Petrópolis: Vozes, 2001, p. 110-130.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS – FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Porto Alegre: UFRGS, 2012.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo, SP: Atlas, 2007.

GRANDO, R. C. O jogo e a Matemática no contexto da sala de aula. Paulus, Coleção Pedagogia e Educação, 2004.

HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. 7. ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.

LARROSA BONDÍA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, v. 19, n. 1, p. 21-28, jan./abr. 2002.

LEAL, L. A. B., D’ÁVILA, C. M. A Ludicidade como Princípio Formativo. Interfaces Científicas, v. 1, n. 2. p. 41-52, 2013.

LORENZANTO, S. O Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2010.

LUCKESI, C. Ludicidade e formação do educador. Revista Entreideias, v. 3, n. 2, p. 13-23, jul./dez. 2014.

MUNIZ, C. A. Educação Lúdica da Matemática, Educação Matemática Lúdica. In: SILVA, A. J. N; TEIXEIRA, H. S (Org.). Ludicidade, formação de professores e educação matemática em diálogo. Curitiba: Appris, 2016, p. 12-28.

NEGRINE, A. Ludicidade como Ciência. In: SANTOS, S. M. P (Org.). A Ludicidade como Ciência. Petrópolis: Vozes, 2001, p. 35-50.

SILVA, A. J. N. A ludicidade no laboratório: considerações sobre a formação do futuro professor de Matemática. Curitiba: CRV, 2014.

SILVA, A. J. N. A extensão universitária como eixo articulador na formação de professores: ampliando o olhar acerca das práticas de um laboratório de educação matemática. In: DENDASCK, C. V. et al. (Org.). Ciências humanas: atualização de área. São Paulo: Núcleo do Conhecimento, 2023b, p. 76-85.

SILVA, A. J. N. O educador matemático e o planejamento da atividade pedagógica: o que revela um estudo de caso com professores do semiárido baiano?. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 13, n. 2, p. 1-17, 2023a.

SILVA, A. J. N. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática do Campus VII da UNEB: espaço de formação e desenvolvimento do conhecimento lúdico e pedagógico do conteúdo. In: VIEIRA, A. R. L.; SILVA, A. J. N. da. (Org.). O futuro professor de matemática: vivências que intercruzam a formação inicial. Porto Alegre: Editora Fi, 2020, v. 1, p. 36-59.

SILVA, A. J. N. Professores de Matemática em início de carreira e os desafios (im)postos pelo contexto pandêmico: um estudo de caso com professores do Semiárido Baiano. Revista Ibero- Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, p. 17-17, 2021.

SILVA, A. J. N.; SOUZA, I. S.; CRUZ, I. S. O ensino de Matemática nos Anos Finais e a ludicidade: o que pensam professora e alunos? Educação Matemática Debate, v. 4, p. 1-19, 2020.

SILVA, A. J. N.; SOUZA, I. S; SOUZA, S. S; ALMEIDA; J. S. O professor de Matemática e o Ato de Planejar: Há unicidade entre dimensão política e dimensão pedagógica. In: SILVA, A. J. N; SOUSA, I. S. A Formação do Professor de Matemática em Questão: Reflexões para um Ensino com Significado, Jundiaí: Paco Editorial, 2014, p. 39-52.

SILVA, A. J. N; NASCIMENTO, A. M. P; MUNIZ, C. A. O necessário olhar do professor sobre a produção matemática das crianças nos anos iniciais. Educação Matemática em Revista, v. 22, p. 48-55, 2017.

Downloads

Publicado

14.05.2023

Como Citar

SILVA, Américo Junior Nunes da. A ludicidade e o ensino de Matemática: ampliando o olhar acerca de uma atividade extensionista no Ensino Fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 1–16, 2023. DOI: 10.26843/rencima.v14n2a14. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/4489. Acesso em: 21 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos