Um cenário sobre a Educação Estatística na Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v15n1a02

Palavras-chave:

Educação Estatística, Estado do Conhecimento, Mapeamento, REnCiMa

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar como se apresentam as pesquisas em Educação Estatística (EE) publicadas na Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), no período de 2010 a fevereiro de 2023. Quanto à abordagem metodológica, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estado do conhecimento. Os dados foram organizados a partir da seleção de 54 trabalhos formando sete categorias de análise, das quais destacamos: tendências teóricas e didático-pedagógicas; desenvolvimento profissional; políticas públicas educacionais; e sequência didática. Os resultados mostram um aumento na quantidade de trabalhos ao longo do tempo, principalmente, da região Sudeste, bem como um enfoque no conteúdo de Estatística Descritiva; e apontam lacunas urgentes no ensino de combinatória e inferência estatística informal. Por fim, concluímos que a área de EE continua em crescimento, porém, mais pesquisas nessa vertente são necessárias para que as potencialidades e os percursos que ainda faltam trilhar nesse campo sejam identificados.

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Publicado

01.01.2024

Como Citar

COELHO, Matheus Rodrigues; BARBOSA, Geovane Carlos; SANTOS , Sidney Silva. Um cenário sobre a Educação Estatística na Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa). Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 1–24, 2024. DOI: 10.26843/rencima.v15n1a02. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/4486. Acesso em: 20 fev. 2024.

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