Enfoque CTSA na Formação Inicial de Professores: Compreensões Tecidas a partir da Análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Química do Estado do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v14n5a04

Palavras-chave:

Currículo, Licenciatura em Química, Cidadania, Formação Crítica

Resumo

A presente pesquisa objetiva compreender como o enfoque CTSA (Ciência/Tecnologia/Sociedade/Ambiente) se apresenta na ementa e na matriz curricular dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Licenciatura em Química de Instituições públicas de Ensino Superior do Estado do Paraná, Brasil. Para tanto, identificaram-se 21 instituições que ofertam o curso de Licenciatura em Química, cujos PPC foram analisados mediante a Análise Textual Discursiva. Por meio do processo analítico, foi possível constatar que os PPC investigados apresentam a inserção do enfoque CTS(A), predominantemente, em componentes curriculares pedagógicos como conteúdo CTS e, em menor número, como componente curricular CTS. Essa constatação direciona à necessidade de o enfoque CTS(A) ser também contemplado nos componentes curriculares específicos, uma vez que a formação docente requer a articulação entre conhecimentos específicos e pedagógicos.

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Publicado

06.11.2023

Como Citar

OLIVEIRA, Rosilene dos Santos; KIOURANIS, Neide Maria Michellan. Enfoque CTSA na Formação Inicial de Professores: Compreensões Tecidas a partir da Análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Química do Estado do Paraná. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 14, n. 5, p. 1–21, 2023. DOI: 10.26843/rencima.v14n5a04. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/4359. Acesso em: 24 jun. 2024.

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Artigos