Sequências Didáticas sobre as Questões Sociocientíficas: contribuições resultantes da Intervenção Pedagógica na formação continuada de professores de Ciências da Natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v14n5a08

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Questões Sociocientíficas, Formação de Professores

Resumo

Questões cotidianas sobre Ciência e Tecnologia – como o uso de células-tronco; a utilização de fontes alternativas de energia; entre outras – são denominadas Questões Sociocientíficas (QSC). O uso destas nas atividades desenvolvidas em espaços de educação formal torna-se um importante instrumento para o desenvolvimento da Alfabetização Científica (AC). Nesse sentido, destaca-se a necessidade de compreender de que forma estratégias de ensino podem contribuir para a abordagem de Questões Sociocientíficas. Para tanto, por meio da metodologia de Intervenção Pedagógica, foi promovido um curso de formação continuada para professores de Ciências da Natureza, na cidade de São Paulo. Os dados obtidos por meio das Sequências Didáticas (SD) produzidas foram analisados a partir da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados atingidos permitiram a construção de uma Matriz de Análise e a identificação de elementos a serem considerados na elaboração de uma Sequência Didática com foco em Questões Sociocientíficas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

DAMIANI, M. F, ROCHEFORT, R. S.; CASTRO, R. F.; DARIZ, M. R.; PINHEIRO, S. S. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de educação, n. 45, p. 57-67, 2013.

DÍAZ, J. A. A.; ALONSO, A. V.; MAS, M. A. M. Papel de la Educación CTS en uma Alfabetización Científica y Tecnológica para todas las Personas. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 2, n. 2. 2003.

EUZÉBIO, C.; RANGEL, G.; MARQUES, R. Derramamento de petróleo e seus impactos no ambiente e na saúde humana. Brazilian Journal of Environmental Sciences, Rio de Janeiro, n. 52, p. 79-98, 2019.

FARIA, R. P. Fundamentos de astronomia. Campinas: Papirus,1987.

GALLI, C. C.; ABE, D. S. Disponibilidade, Poluição e Eutrofização das Águas. In: BICUDO, C. E. M.; TUNDISI, J. G.; SCHEUEWSTUHL, M. C. B. (Org.). Águas do Brasil: análises estratégicas. São Paulo: Instituto de Botânica, 2010, p. 165-178.

GONÇALVES, A. V.; FERRAZ, M. R. R. Sequências Didáticas como instrumento potencial da formação docente reflexiva. Delta, São Paulo, v. 32, n. 1, p. 119-141, 2016.

GUIMARÃES, Y. A. F.; GIORDAN, M. Instrumento para construção e validação de Sequências Didáticas em um curso a distância de formação continuada de professores. In: Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2012, Campinas, 2012.

HURD, P. D. Scientific Literacy: New Minds for a Changing World. Science Education, v. 82, n. 3, p. 407-446. 1998.

IBAMA. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Localidades oleadas no litoral brasileiro identificadas a partir de 30 de agosto de 2019. Disponível em: http://www.ibama.gov.br/phocadownload/emergen ciasambientais/2019/manchasdeoleo/2019-12-07-LOCALIDADES_ AFETADAS.pdf. Acesso em: 10 nov. 2022.

LEDERMAN, N. G. Nature of Science: Pas, Present, and Future. In: ABELL, S. K.; LEDERMAN, N. G. (Org.). Handnook of research on science education. New Jersey: Lawrence Eribaum Associates, 2007.

LOPES, N. C.; CARVALHO, W. L. P. de. A constituição de associações livres para o trabalho com as questões sociocientíficas na formação de professores. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 9, n. 3, p. 01-20, 2018.

MARTÍNEZ-PÉREZ, L. F.; CARVALHO, W. L. P. A autonomia dos professores de Ciências em serviço e a abordagem de Questões Sociocientíficas. In: CARVALHO, L. M. O.; CARVALHO, W. L. P. (Org.). Formação de professores e Questões Sociocientíficas no Ensino de Ciências. São Paulo: Escrituras, 2012, p. 297-232.

MARTINS, L.; DIONOR, G. A.; FERRAZ, L. V.; SOUZA; H. S. Doença de Chagas a partir de questões sociocientíficas na educação em Saúde. In: CONRADO, D. M.; NUNES-NETO, N. (Org.). Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador: Edufba, 2018, p. 213-231.

MEMBIELA, P. Sobre La Deseable Relación entre Comprensión Pública de La Ciência y Alfabetización Científica. Tecné, Episteme y Didaxis, Bogotá, n. 22, p. 107-111, 2007.

MOREIRA, C. S.; PEDRANCINI, V. D. Concepções iniciais dos alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental sobre a fosfoetanolamina. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, Curitiba, v. 10, n. 1, p. 31-42, 2017.

MORENO, G. Agrotóxicos: controvérsias sociocientíficas como possibilidade didática no Ensino de Ciências. Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade, São Paulo, v. 12, n. 4, p. 373-381, 2019.

PÉREZ, D. C. C.; LOZANO, D. L. P. Diseno curricular a partir de cuestiones sociocientificas. In: PÉREZ, L. F. M.; LOZANO, D. L. P.; BARRAGÁN, I. G. (Org.). Formação de professores e Questões Sociocientíficas: experiências e desafios da interface universidade-escola. Ijuí: Editora Unijuí, 2016, p. 107-139.

PEZARINI, A. R.; MACIEL, M. D. O Ensino de Ciências pautado nos vieses CTS e das questões sociocientíficas para a construção da argumentação: um olhar para as pesquisas no contexto brasileiro. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 9, n. 5, p. 169–188, 2018. DOI: 10.26843/rencima.v9i5.1821.

PIGNATI, W. A. et al. Distribuição espacial do uso de agrotóxicos no Brasil: uma ferramenta para a Vigilância em Saúde. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 22, n. 10, p. 3281-3293, 2017.

POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

RATCLIFFE, M.; GRACE, M. Science education for citizenship: teaching socioscientific issues. Maidenhead: Open University Press. 2003.

ROSA, C. T. W. da; DARROZ, L. M.; TYBURSKI, L. A forma da Terra no ensino fundamental: a qual fonte de informação os alunos outorgam maior autoridade epistêmica? Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 3, p. 1019-1033, 2018.

SANTOS, J.; CONRADO, D. M.; NUNES-NETO, N. F. Questões sociocientíficas no ensino fundamental de ciências: uma experiência com poluição de águas. Indagatio Didactica, Aveiro, v. 8, n. 1, p. 1051-1067, 2016.

SANTOS, J.; CONRADO, D. M.; NUNES-NETO, N. Poluição hídrica: uma questão sociocientífica para abordar ética ambiental no Ensino Fundamental de Ciências. In: CONRADO, D. M.; NUNES-NETO, N. (Org.). Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador: Edufba, 2018, p. 191-212.

SANTOS, W. L. P. A Química e a formação para a cidadania. Año internacional de la Química (divulgación de la Química). Educación Química, v. 22, n. 4, p. 300-305, 2011.

SILVA, F. C. S.; ALVES, M. C.; BORDONI, A. J.; TAKAHASHI, D. A. G.; SILVEIRA, M. P.; KIOURANIS, N. M. M. Mitos e verdades: uma atividade avaliativa sobre uma Sequência Didática com o tema petróleo. Scientia Naturalis, Rio Branco, v. 1, n. 2, 2019.

SILVA, J. M. Ética Prática: Contributos para as políticas da água. Lisboa: Sociedade de Ética Ambiental & Apenas Livros, 2009.

SILVA. G. M.; SILVA, R. F. L. A produção de Sequências Didáticas como elemento articulador da formação inicial e continuada no curso de Ciências Biológicas. In: Anais do Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP), 2016, Águas de Lindóia. Águas de Lindoia: Unesp, 2016.

SILVEIRA, F. L. Sobre a forma da Terra. Física na Escola, São Paulo, v. 15, p. 2, 2017.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Downloads

Publicado

06.11.2023

Como Citar

SILVA, Everton Joventino da; MACIEL, Maria Delourdes. Sequências Didáticas sobre as Questões Sociocientíficas: contribuições resultantes da Intervenção Pedagógica na formação continuada de professores de Ciências da Natureza. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 14, n. 5, p. 1–18, 2023. DOI: 10.26843/rencima.v14n5a08. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/4346. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>