Tarefas para o desenvolvimento do raciocínio combinatório no 6º ano do Ensino Fundamental: uma proposta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v14n2a25

Palavras-chave:

Combinatória, Permutação, Combinação, Arranjo, Produto Cartesiano

Resumo

A Combinatória é formalizada e trabalhada com maior ênfase no Ensino Médio, porém há necessidade em discutir ideias relacionadas a ela desde a Educação Infantil, uma vez que as crianças possuem noções intuitivas referentes a situações combinatórias, são capazes de compreender relações básicas e podem desenvolver procedimentos adequados à solução de problemas desta natureza no seu cotidiano. Assim, ressalta-se a importância que sua abordagem seja feita gradativamente de modo a torná-la mais compreensiva e prazerosa, utilizando diversas ferramentas para trabalhar com os alunos. Diante disso, o presente artigo tem por objetivo apresentar algumas situações de ensino para abordagem da Combinatória no 6º ano do Ensino Fundamental. Apresentamos e discutimos problemas combinatórios, utilizando diferentes recursos, a fim de contribuir para elaboração de estratégias de resolução com esse público e para o desenvolvimento do raciocínio combinatório.

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Publicado

30.06.2023

Como Citar

SILVA, Jéssica Bueno da; SOUZA, Antonio Carlos de; ROCHA, Cristiane de Arimatéa. Tarefas para o desenvolvimento do raciocínio combinatório no 6º ano do Ensino Fundamental: uma proposta. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 1–23, 2023. DOI: 10.26843/rencima.v14n2a25. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/4154. Acesso em: 28 maio. 2024.

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