A perspectiva formativa em modelagem matemática: um novo terreno para a pesquisa brasileira?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v14n2a09

Palavras-chave:

Educação Matemática, Pesquisa Educacional, Prática Pedagógica

Resumo

Este ensaio se apresenta como um esforço reflexivo acerca da expressão perspectiva formativa em Modelagem Matemática. No fluxo das minhas vivências com estudos sobre a Modelagem Matemática no contexto da Formação de Professores, essa nomenclatura tem feito sentido por me permitir refletir sobre o terreno das produções existentes na literatura brasileira. Apresento uma categorização sobre os focos temáticos das produções publicadas na última edição do SIPEM, seguido das reflexões que a análise desses focos me aclarou sobre a expressão perspectiva formativa em Modelagem Matemática. Em linhas gerais, essa expressão evidencia a força e representatividade da Formação de Professores em Modelagem Matemática na pesquisa, bem como a emergência de um terreno que admite particularidades que seguem, naturalmente, um movimento intencional da própria comunidade. Terreno esse que potencializa uma temática de investigação que pode impulsionar ações formativas já que pesquisa e prática no campo da Modelagem Matemática sugerem não ser dissociáveis.

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Publicado

07.04.2023

Como Citar

OLIVEIRA, Wellington Piveta. A perspectiva formativa em modelagem matemática: um novo terreno para a pesquisa brasileira?. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 1–15, 2023. DOI: 10.26843/rencima.v14n2a09. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/3973. Acesso em: 19 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos