Avaliação do entendimento do conceito de divisão por meio de resolução de problemas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v13n5a19

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Conhecimentos Prévios, Estratégias de Resolução, Desenvolvimento Conceitual

Resumo

O propósito deste estudo é avaliar a compreensão dos estudantes sobre o conceito de divisão por meio de uma prática educativa orientada pela resolução de problemas. Para tanto, discute-se os preceitos que norteiam o ensino por meio da resolução de problemas, bem como a importância dos problemas para a avaliação dos conhecimentos prévios dos estudantes. Por fim, analisamos a resolução de um problema utilizado com estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental. Essa utilização propiciou que se verificasse a importância de possibilitar aos discentes mostrarem os entendimentos sobre divisão por meio de diferentes estratégias que envolvem o registro pictórico, as somas ou subtrações sucessivas. Esse diagnóstico mostra-se importante, pois permite ao professor, no momento de formalizar o conceito de divisão, valorizar as compreensões dos estudantes.

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Publicado

04.12.2022

Como Citar

HOFFMANN, Luciane Cristina Joenk; SILVA, Viviane Clotilde da; POSSAMAI, Janaína Poffo. Avaliação do entendimento do conceito de divisão por meio de resolução de problemas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 13, n. 5, p. 1–21, 2022. DOI: 10.26843/rencima.v13n5a19. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/3966. Acesso em: 21 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos