Contextualização histórica da Lei de Hubble em livros didáticos de Física do PNLD 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v14n3a02

Palavras-chave:

Livro Didático, Lei de Hubble, PNLD, Física Moderna e Contemporânea, História da Ciência

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo identificar como os aspectos históricos e a construção do conhecimento físico sobre o tema Lei de Hubble são apresentados nos Livros Didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) de 2018. Como instrumento de análise, foi utilizado um recorte da ferramenta proposta por Tacla e outros autores. Das coleções aprovadas, analisaram-se as seis que apresentam os conceitos sobre a Lei de Hubble. Nessas coleções, foi possível perceber que as questões históricas são introdutórias ao estudo do assunto, indicando apenas o cientista e a Lei. Em geral, não motivam os estudantes em aulas mais reflexivas, na compreensão de dogma, sistema de crença, racionalidade científica e valorizar os aspectos internos do trabalho científico.

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Publicado

01.07.2023

Como Citar

BOJARSKI, Ana Maria; DEVEGILI, Karlinne Lisandra; LAWALL, Ivani Teresinha. Contextualização histórica da Lei de Hubble em livros didáticos de Física do PNLD 2018. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 1–25, 2023. DOI: 10.26843/rencima.v14n3a02. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/3883. Acesso em: 28 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos