Contribuições do uso da imagética no ensino de Ciências para Surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v14n1a24

Palavras-chave:

Imagem, Surdo, Ciências, Libras, Conhecimento

Resumo

O presente estudo teve como objetivo discutir a contribuição da imagética no ensino de ciências a partir da análise de um recurso instrucional desenvolvido e aplicado em uma escola bilíngue de Surdos. O percurso metodológico consistiu na pesquisa participante de Le Boterf (1999), de modo que os professores da escola bilíngue foram convidados a planejar, juntamente com o pesquisador, um material instrucional para a realização de seis intervenções pedagógicas em que a temática versava sobre ‘alimentação saudável’. Neste artigo, apresentamos a análise das imagens que constaram no material elaborado e que foram escolhidas, intencionalmente, a partir do estudo de Perales e Jiménez (2002). Nossos resultados demonstram que o uso da imagética pode potencializar a aprendizagem em Ciências pelos Surdos, tendo em vista que o uso das imagens permite o estabelecimento de relações entre os conteúdos abordados e as vivências cotidianas dos alunos.

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Publicado

27.01.2023

Como Citar

REZENDE, Luiz Gustavo Gomes; PEREIRA, Lidiane de Lemos Soares; BENITE, Anna Maria Canavarro; BENITE, Claudio Roberto Machado. Contribuições do uso da imagética no ensino de Ciências para Surdos. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 1–25, 2023. DOI: 10.26843/rencima.v14n1a24. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/3836. Acesso em: 25 maio. 2024.

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