Diálogos entre os Saberes Populares, Científicos e Escolares e as suas Contribuições para o Ensino de Química a partir de uma Temática Sociocultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v15n1a05

Palavras-chave:

Palma Forrageira, Intervenção Pedagógica, Ensino de Química

Resumo

Este artigo é decorrente de um recorte da dissertação da primeira autora, defendida no ano de 2021, a qual objetivou promover diálogos entre os saberes populares, científicos e escolares através de uma intervenção pedagógica a partir de uma temática sociocultural, utilizando a cultura da palma forrageira (Opuntia ficus indica) e os conhecimentos da comunidade a respeito do uso desta cultura. Tratou-se, desse modo, de uma pesquisa participante com abordagem qualitativa. O estudo foi realizado no município de Soledade-PB em 2019, e contou com a participação de 4 agricultores, 63 estudantes de duas turmas da 3ª série do Ensino Médio (EM) e 1 professora de Geografia. O instrumento de coleta de dados partiu da aplicação de dois questionários, contendo questões abertas e fechadas apresentadas aos participantes da pesquisa. Diante dos resultados obtidos, foi notória a importância dos diálogos entre os saberes e fazeres com a cultura da palma forrageira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, L., Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Básica, 2018.

CHASSOT, A. A ciência através dos tempos. 20. ed. São Paulo: Moderna, 2008.

CAMPOS, A.R.N. Enriquecimento Nutricional da Palma Forrageira (Opuntia fícus-indica Mill): estudo experimental de ampliação de escala. Tese (Doutorado em Engenharia de Processos), Universidade Federal de Campina Grande, 2008.

DENZIN, N. K; LINCOLN, I.O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, p 137-139. 1996.

GIARDINETTO, J. R. B. Afinal, O Que Se Entende Por Vida Cotidiana, Saber Cotidiano, Saber Matemático Cotidiano E Escolar? 2.º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemáticas, 2008.

LOPES, A. R. C. Reflexões sobre currículo: as relações entre senso comum, saber popular e saber escolar. Em Aberto, Brasília, n. 58, p. 14-23, abr/jun. 1993.

LOPES, E. Palma forrageira: cultivo, uso atual e perspectivas de utilização no semiárido nordestino. João Pessoa: Emepa/Faepa, 2007.

MARCONDES, M. E. R. et al. Oficinas temáticas no Ensino Público: formação continuada de professores. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2015.

OLIVEIRA, J. R. S. A perspectiva sócio-histórica de Vigotiski e suas relações com a prática da experimentação no ensino de química. Alexandria: Revista de Educação em Ciências e Tecnologia, v.3, n.3, p. 25-45, 2010.

RODRIGUES, A. I. et al. O. Caracterização física e físico-química de sabonete líquido a base de palma forrageira. Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia da UEPB 11 a 14 de novembro de 2012.

SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: Compromisso com a cidadania. Ijuí: Ed. Unijuí. 160 p. 2010.

SOUSA, A. S. et al. O PIBID Contextualizando o Ensino de Química Através do Teatro. Revista Química: ciência, tecnologia e sociedade, v. 4, n. 2, 2016.

SOUSA, R. F.; CABRAL. P. F. O.; QUEIROZ, S. L.; Experimentação no ensino de química: focos temáticos de dissertações e teses defendidas no Brasil no período de 2004 a 2013. Alexandria: Revista de Educação em Ciências e Tecnologia, v.14, n.1, p.197-223, 2021.

VALADARES, E. C. Propostas de experimentos de baixo custo centradas no aluno e na comunidade. Química Nova na Escola, n. 13, p. 38-40, 2001.

VALENTIM, J. A. Extração de óleos essenciais por arraste a vapor: sequência didática para proporcionar aprendizagem de conceitos de Química. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais). Universidade Federal do Mato Grosso.

Downloads

Publicado

26.01.2024

Como Citar

GOMES, Jacqueline Pereira; FILHO, Francisco Ferreira Dantas. Diálogos entre os Saberes Populares, Científicos e Escolares e as suas Contribuições para o Ensino de Química a partir de uma Temática Sociocultural. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 1–17, 2024. DOI: 10.26843/rencima.v15n1a05. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/3693. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos