Pensamento crítico em abordagens de História da Ciência para o ensino de Ciências: uma sistematização de pesquisas nacionais

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DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v14n2a02

Palavras-chave:

História da Ciência, Pensamento Crítico, Ensino de Ciências, Pesquisa Bibliográfica

Resumo

A História da Ciência, considerada pela perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade, pode ser um dos modos de abordar o conhecimento científico de forma contextualizada, por meio de atividades que estimulem o pensamento crítico. Este estudo tem o objetivo de investigar e caracterizar as pesquisas nacionais, no âmbito do ensino de Ciências, que têm como base a abordagem de História da Ciência para o desenvolvimento do pensamento crítico em proposições teóricas ou estratégias didáticas. O percurso metodológico salienta as fases da Análise de Conteúdo na pesquisa bibliográfica. Dezessete artigos foram analisados, e apenas cinco deles consideram o pensamento crítico objeto de estudo em suas abordagens, o que representa uma quantidade menor de publicações se comparada aos doze trabalhos que apresentam o pensamento crítico como uma qualidade geral. Esses resultados evidenciam a necessária sistematização das propostas em uma literatura específica, para que as abordagens históricas desenvolvam o pensamento crítico em meio à aquisição de conhecimentos científicos.

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Publicado

01.04.2023

Como Citar

CARDOSO, Sigouveny Cruz; SILVA, Erivanildo Lopes da. Pensamento crítico em abordagens de História da Ciência para o ensino de Ciências: uma sistematização de pesquisas nacionais. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 1–25, 2023. DOI: 10.26843/rencima.v14n2a02. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/3538. Acesso em: 21 jul. 2024.

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Artigos