Team-Based Learning e Peer Instruction: o estado do conhecimento das publicações em periódicos nacionais de Ensino de Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v12n6a21

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Equipes, Instrução por Pares, Metodologias Ativas

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo bibliográfico de pesquisas sobre a utilização das metodologias ativas Team-Based Learning (Aprendizagem Baseada em Equipes) e Peer Instruction (Instrução por Pares) no ensino de Física em periódicos do país. Para isso, foi realizado um levantamento dos artigos publicados entre os anos de 2011 e 2021, em periódicos nacionais estratificados pelo ranqueamento da Plataforma Sucupira como A e B. Os resultados apresentados nos artigos analisados mostraram que o Team-Based Learning e o Peer Instruction, através da interação entre colegas, impactaram positivamente a aprendizagem conceitual, a autoeficácia em aprender e o desempenho acadêmico dos estudantes. Nesse trabalho, um número pequeno de publicações sobre essas estratégias de ensino foi encontrado. Tal fato pode evidenciar a necessidade de estudos futuros sobre o tema para ampliar os horizontes sobre as potencialidades das metodologias ativas para o ensino de Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Gonçalves da Silva, Universidade Federal do Espirito Santo

 

Downloads

Publicado

29.12.2021

Como Citar

SILVA, Matheus Gonçalves da; ERTHAL, João Paulo Casaro. Team-Based Learning e Peer Instruction: o estado do conhecimento das publicações em periódicos nacionais de Ensino de Física. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 12, n. 6, p. 1–24, 2021. DOI: 10.26843/rencima.v12n6a21. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/3292. Acesso em: 24 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos