Aspectos didáticos-pedagógicos da Educação CTS no Ensino Médio: uma análise da prática docente no componente curricular Ciências Aplicadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v13n1a03

Palavras-chave:

Educação CTS, Componente Curricular, Ensino Médio, Prática Docente

Resumo

A Educação CTS almeja uma reorganização curricular, uma nova postura epistemológica e pedagógica dos docentes. Em vista disso, o Colégio SESI-Paraná, de Ensino Médio, apresenta o componente Ciências Aplicadas com convergências aos pressupostos CTS. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar os aspectos didáticos-pedagógicos da Educação CTS que balizam a prática docente no contexto do componente curricular Ciências Aplicadas da rede SESI-PR. Por meio de uma pesquisa qualitativa e de estudo de caso, utilizando como técnicas a pesquisa documental, entrevistas e observações das aulas, identificou-se que o componente Ciências Aplicadas se constitui como um programa de Educação CTS na Educação Básica, pois congrega aspectos didáticos-pedagógicos convergentes aos pressupostos CTS, como: currículo orientado por temas CTS/sociocientíficos, metodologias de ensino focadas no estudante, recursos e estratégias variados, avaliação de viés formativo e prática docente problematizadora. A análise ainda identificou elementos que precisam ser repensados para que se possa avançar nas intervenções de Abordagem CTS, como: retomada do tema para a tomada de decisão, escolha dos temas em conjunto por docentes e estudantes, discussão dos mecanismos de participação nos assuntos da CT, experimentação relacionada a temática social e autoavaliação discente.

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Publicado

19.02.2022

Como Citar

GERALDO, Ana Paula; LORENZETTI, Leonir. Aspectos didáticos-pedagógicos da Educação CTS no Ensino Médio: uma análise da prática docente no componente curricular Ciências Aplicadas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 1–25, 2022. DOI: 10.26843/rencima.v13n1a03. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/3280. Acesso em: 28 maio. 2024.

Edição

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Artigos