A experimentação investigativa na formação de professores a partir da prática como componente curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v12n4a23

Palavras-chave:

Prática de Ensino, Ensino por Investigação, Formação Docente

Resumo

A formação inicial de professores, no âmbito do ensino superior, tem sido muito debatida entre os pesquisadores e um dos aspectos que necessitava ser repensado era como romper com a dicotomia entre a área específica e a área pedagógica nas licenciaturas. Este trabalho visa averiguar, qualitativamente, a evolução da elaboração de planos de aulas voltados ao desenvolvimento de experimentos investigativos, produzidos por acadêmicos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul (IFFar - SVS). Os mesmos construíram 3 planos de aulas, no decorrer da disciplina de Prática enquanto Componente Curricular V (PeCCV), a qual foi organizada a partir dos Três Momentos Pedagógicos (3MP). Os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). A partir desta análise, observamos a dificuldade dos licenciandos em ultrapassar as barreiras do ensino tradicional, pois ainda concebiam a necessidade de, primeiramente, explicar o conteúdo científico e, na sequência, realizar a parte experimental. Além disso, os acadêmicos apresentaram dificuldades para determinar o “problema” a ser investigado nos experimentos e permitir aos alunos fictícios um espaço para eles elaborarem hipóteses sobre a problemática, de modo que tivessem maior autonomia nas atividades propostas e o professor assumisse a figura de mediador no processo de ensino e aprendizagem de seus educandos. Por fim, constatamos a importância das PeCCs como um espaço de ensino e aprendizagem sobre a docência, onde os acadêmicos possam experienciar e refletir sobre sua prática, bem como sobre diferentes metodologias, estratégias, recursos e abordagens de ensino, como o Ensino por Investigação, explorando o que os constitui como professores

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Publicado

30.09.2021

Como Citar

MELO, Graciele Carvalho de; DUTRA, Bibiana Kaiser; DÁVILA, Eliziane da Silva. A experimentação investigativa na formação de professores a partir da prática como componente curricular. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 12, n. 4, p. 1–24, 2021. DOI: 10.26843/rencima.v12n4a23. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2971. Acesso em: 24 maio. 2024.

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