Um estudo sobre planos de atividades de modelagem matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v12n2a09

Palavras-chave:

Planejamento, Elaboração do Planejamento, Plano de Ensino, Plano de Aula, Modelagem na Educação Matemática

Resumo

O plano pode ser compreendido como uma sistematização do que se pretende fazer, configurando-se como um orientador da ação. Este artigo apresenta um estudo que possui como objetivo identificar, descrever e analisar as reflexões e os acordos firmados, por professores, relacionados a itens de planos de aulas, na educação, em geral, ou específicos de atividades de modelagem. Tais planos são produtos da elaboração do planejamento de atividades de modelagem, realizados por professores que ensinam matemática e que têm pouca vivência em modelagem. Para alcançar o objetivo, foi empregada uma abordagem qualitativa de pesquisa, com a utilização da observação como procedimento de produção dos dados. Um curso de formação de professores constituiu o contexto do estudo. Com o apoio da literatura sobre didática, planejamento e modelagem na educação matemática, foram identificadas seis categorias que descrevem o plano. Essas categorias podem ser associadas a um plano geral ou específico de atividades de modelagem. Os resultados obtidos apontam que um modelo geral de plano de ensino ou de aula é ampliado e ressignificado pela presença da modelagem matemática. Além disso, as especificidades de um modelo de plano voltado para atividades de modelagem são caracterizadas por experiências pedagógicas anteriores dos docentes.

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Publicado

01.03.2021

Como Citar

PINTO, Thais Fernanda; ARAÚJO, Jussara de Loiola. Um estudo sobre planos de atividades de modelagem matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 1–25, 2021. DOI: 10.26843/rencima.v12n2a09. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2933. Acesso em: 24 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos