Modelagem Matemática e Criatividade: algumas confluências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v12n2a01

Palavras-chave:

Processo Criativo, Ensino e Aprendizagem, Modelagem Matemática

Resumo

Das diferentes preocupações sobre as quais repousam a atenção das pesquisas que temos desenvolvido no âmbito de um grupo de estudo em Educação Matemática, uma delas, de modo particular, diz respeito ao desenvolvimento da Criatividade em contextos de aulas com Modelagem Matemática. Nesta perspectiva, neste ensaio temos como objetivo estabelecer uma aproximação teórica entre a Modelagem Matemática, tomada na perspectiva da Educação Matemática, e a Criatividade, principalmente no que diz respeito aos elementos do processo criativo. Neste sentido, apresentamos nosso entendimento sobre Modelagem Matemática e sobre Criatividade; empreendemos uma revisão de literatura sobre Modelagem e Criatividade e, por último, apresentamos uma aproximação entre elementos do processo criativo e a Modelagem Matemática, o que chamamos de confluências. Esse movimento permitiu-nos apontar, dentre outras considerações, que aspectos do processo criativo tais como liberdade, investigação, mobilização de ações cognitivas e metacognitivas dos estudantes, são também aspectos destacados na literatura para as atividades de Modelagem Matemática como contribuições para o ensino e para a aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01.03.2021

Como Citar

VIANA, Elvis Ricardo; VERTUAN, Rodolfo Eduardo. Modelagem Matemática e Criatividade: algumas confluências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 1–23, 2021. DOI: 10.26843/rencima.v12n2a01. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2922. Acesso em: 25 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos