Impacto da pandemia da COVID-19 no contexto da educação socioemocional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v12n3a34

Palavras-chave:

Educação Socioemocional, Formação de Professores, Pandemia, COVID-19

Resumo

A pandemia por COVID-19 ultrapassou as barreiras continentais e impôs a tomada de importantes medidas que afetaram todas as áreas que amparam às relações sociais. No contexto educacional, o fechamento das escolas expôs o debate em torno da substituição das aulas presenciais por modelos à distância. Nessa perspectiva, o presente estudo reflete sobre o impacto da pandemia por COVID-19 no contexto da educação socioemocional através de uma abordagem qualitativa. Para tanto, optou-se pela realização de entrevista semiestruturada com sete docentes. Tomou-se como critério de inclusão a participação voluntária de professores que lecionam a disciplina projeto de vida em escolas de educação básica da rede Pública Estadual e que participaram dos processos formativos em educação socioemocional. As entrevistas aconteceram através de contato telefônico, atendendo as normas de isolamento previstas nos protocolos de biossegurança devido à pandemia e foram gravadas para posterior transcrição. Os discursos obtidos foram tratados pela análise de conteúdo de Bardin e foram identificadas as categorias: prática docente, planejamento e ensino remoto. Concluiu-se que o isolamento social decorrente da pandemia repercutiu de forma negativa na educação socioemocional mediada pela disciplina projeto de vida. As aulas presenciais representavam um apoio emocional tanto para os jovens, como para os professores e sua transposição para o formato remoto não contemplou de forma significativa a vivência dos temas propostos para disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Rosa Melo Alves, Secretaria de Estado da Educação de Sergipe

 

Aline Oliveira Nepomuceno, Universidade Federal de Sergipe

 

Publicado

06.06.2021

Como Citar

MELO ALVES, Maria Rosa; DE ARAÚJO, Yzila Liziane Farias Maia; NEPOMUCENO, Aline Oliveira. Impacto da pandemia da COVID-19 no contexto da educação socioemocional. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 1–17, 2021. DOI: 10.26843/rencima.v12n3a34. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2915. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos