Desenvolvimento profissional de professores: um olhar para o ensino de Estatística nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v12n3a06

Palavras-chave:

Formação Continuada, Sequências de Ensino, Conhecimento do Professor, Prática reflexiva

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o desenvolvimento profissional de três professoras que ensinam conceitos estatísticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir das vivências em um processo formativo realizado na escola. A pesquisa de abordagem qualitativa aconteceu no contexto Universidade-Escola, fundamentada na colaboração no âmbito da pesquisa acadêmica. A formação aconteceu ao longo de 14 encontros em uma escola municipal no Baixo Sul da Bahia, no período de fevereiro de 2018 a dezembro de 2019. Foi promovido o estudo sobre conceitos estatísticos, com ênfase no planejamento e desenvolvimento de sequências de ensino em sala de aula. A coleta sistemática de dados foi realizada em dois momentos, sendo utilizados como instrumentos: 1) questionário “Perfil do professor”; e 2) entrevista semiestruturada. A análise, por meio da metodologia de Análise Textual Discursiva e realizada com base nos pensamentos de Antônio Nóvoa, Cristopher Day, Marcelo Garcia e João Pedro da Ponte, indicam o desenvolvimento profissional das professoras, ao demonstrarem em seus relatos a ampliação de suas capacidades para refletirem sobre suas próprias práticas e concepções acerca do ensino e da aprendizagem dos conceitos de Estatística, a partir das experiências vividas e dos conhecimentos adquiridos e ampliados durante o processo formativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

15.04.2021

Como Citar

SOUSA, Helenita Jesus; COUTO, Maria Elizabete Souza. Desenvolvimento profissional de professores: um olhar para o ensino de Estatística nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 1–25, 2021. DOI: 10.26843/rencima.v12n3a06. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2882. Acesso em: 20 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)