A mobilização de atitudes e sentimentos de licenciandos em Química durante a elaboração de problemas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/10.26843/rencima.v11i7.2685

Palavras-chave:

Conteúdos atitudinais, Resolução de problemas, Ensino de Química, Formação Inicial

Resumo

Experiências com a metodologia de resolução de problemas, durante a formação inicial de professores de química, podem ser importantes para a preparação docente destes profissionais, possibilitando exercerem um ensino de química próximo da realidade dos alunos, promovendo o desenvolvimento de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Este estudo objetivou analisar o processo de elaboração de problemas por licenciandos em química, atentando para os sentimentos e a mobilização de atitudes durante a elaboração do problema. Os sentimentos foram identificados através de depoimentos e submetidos a análise narrativa por meio da composicionalidade hermenêutica, para definição de categorias de sentimentos. A mobilização de atitudes foi analisada a partir da elaboração dos problemas e associadas a possíveis atitudes desenvolvidas mediante a resolução. As atitudes foram categorizadas com respeito à ciência, à aprendizagem da ciência e às implicações sociais da ciência. De forma geral, os sentimentos revelaram uma satisfação no processo de elaborar problemas e os licenciandos evidenciaram diferentes atitudes nos problemas elaborados. Assim, acreditamos que o contato dos licenciandos com a metodologia de resolução de problemas, durante a graduação, pode disponibilizar intenções para uma possível aplicação desta abordagem em sua futura prática docente.

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Publicado

20.11.2020

Como Citar

ALVES, Vanessa Ramos; SILVA, Flávia Cristiane Vieira da. A mobilização de atitudes e sentimentos de licenciandos em Química durante a elaboração de problemas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 11, n. 7, p. 119–138, 2020. DOI: 10.26843/10.26843/rencima.v11i7.2685. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2685. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa

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