Resolução de Problemas de inequação: análise do desempenho de licenciandos em Matemática na conversão de unidades significantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/10.26843/rencima.v11i7.2649

Palavras-chave:

Dificuldade, Ensino Superior, Inequação, Representação semiótica, Unidade significante

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar por meio dos processos de conversão de unidades significantes o desempenho de estudantes de Licenciatura em Matemática na resolução de problemas (situações contextualizadas) de inequações do 1º grau com uma variável.  Os participantes da pesquisa foram 16 acadêmicos, sendo 4 acadêmicos de cada ano do curso de licenciatura em Matemática de uma universidade pública do Estado do Paraná. Para coleta dos dados, utilizamos cinco situações contextualizadas. Para análise, baseamo-nos na identificação das unidades significantes e, assim, no processo de conversão. Os resultados mostraram que no processo de resolução de problemas, os estudantes apresentaram facilidades no reconhecimento de unidades significantes numéricas, porém, apresentaram dificuldades em reconhecer/converter unidades significantes em Língua Natural que representam variáveis e sinais de inequação, tais como mínimo, superará, mais vantajoso. Além disso, verificamos que os estudantes do 3º e 4º ano do curso apresentaram os piores desempenhos quando comparados com os demais anos, evidenciando que a dificuldade ao resolver problemas de inequações pode se estender durante todo o processo formativo acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20.11.2020

Como Citar

TRAVASSOS, Wilian Barbosa; PROENÇA, Marcelo Carlos de. Resolução de Problemas de inequação: análise do desempenho de licenciandos em Matemática na conversão de unidades significantes. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 11, n. 7, p. 338–359, 2020. DOI: 10.26843/10.26843/rencima.v11i7.2649. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2649. Acesso em: 24 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos