O Modelo Atômico de Thomson: um estudo sobre o livro didático, estratégia docente e concepção dos alunos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v11i6.2548

Palavras-chave:

Modelo Atômico de Thomson, ensino de Química, livro didático

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar as concepções de 22 alunos do 1º ano do ensino médio, de uma escola pública, sobre o modelo atômico de Thomson, a partir das estratégias de ensino usadas por um(a) docente de Química e das informações do livro didático. Para a coleta de dados, foi analisado o livro didático utilizado pelos participantes, aplicado um questionário aos alunos e realizada uma entrevista semiestrutura com o(a) docente de Química. A partir da Análise Textual Discursiva, emergiram categorias e subcategorias que foram analisadas dentro de quatro eixos: 1) O conteúdo do livro didático, 2) As respostas do docente, 3) As respostas dos alunos, 4) Confronto do modelo atômico de Thomson (1904) com o encontrado no livro didático e as respostas dos alunos. Concluiu-se que o modelo atômico de Thomson é representado no ensino de Química pela analogia do “pudim de passas” e que este análogo está distante do modelo proposto por Thomson em 1904, dificultando a compreensão correta por parte dos discentes.

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Publicado

18.10.2020

Como Citar

SANTOS, Danilo Lopes; FERNANDES, Geraldo Wellington Rocha. O Modelo Atômico de Thomson: um estudo sobre o livro didático, estratégia docente e concepção dos alunos. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 11, n. 6, p. 624–543, 2020. DOI: 10.26843/rencima.v11i6.2548. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2548. Acesso em: 24 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos