Um cenário das pesquisas em Educação Estatística no XII ENEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v10i6.2503

Palavras-chave:

Educação Estatística, Mapeamento, Probabilidade e Estatística

Resumo

O presente texto expõe um mapeamento sobre os trabalhos apresentados nos anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM – sobre Educação Estatística (EE), nas categorias comunicação científica e relatos de experiências. O modelo de organização proposto pelos referenciais teóricos de Fiorentini foi usado no trabalho com a formação de focos e subfocos temáticos oriundos das leituras dos resumos selecionados. Os resultados principais indicam a valorização de estudos no ensino de Estatística e uma baixa produção de trabalhos envolvendo o conteúdo de probabilidade em praticamente todos os focos temáticos associados aos níveis de ensino. Apesar da progressiva produção em EE nos últimos anos, é possível perceber a necessidade de estudos voltados ao nível superior em cursos como Engenharia e Administração, cujo foco não seja formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geovane Carlos Barbosa, Universidade Cruzeiro do Sul

 

 

Downloads

Publicado

10.12.2019

Como Citar

BARBOSA, Geovane Carlos; SANTOS, Sidney Silva; LOPES, Celi Espasandin. Um cenário das pesquisas em Educação Estatística no XII ENEM. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 10, n. 6, p. 319–339, 2019. DOI: 10.26843/rencima.v10i6.2503. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2503. Acesso em: 29 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)