Visualização e pensamento geométrico na Geometria em movimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v10i2.2354

Palavras-chave:

Visualização, Pensamento Geométrico, Construções Geométricas, Informática Educativa

Resumo

Neste artigo,apresentamos uma discussão sobre uma pesquisa realizada com estudantes da Licenciatura em Matemática, cujo enfoque foi o desenvolvimento da habilidade de visualização e do pensamento geométrico na realização de atividades que contemplam construções geométricas de superfícies tridimensionais com o uso de lápis, papel e ferramenta computacional. Foram elaboradas, aplicadas e analisadas atividades que articularam teoria e prática por meio de investigação, exploração, visualização e construção de superfícies. A articulação entre Álgebra e Geometria e a utilização de seções transversais, presentes nas atividades, buscaram fazer com que os estudantes desenvolvessem a habilidade de visualizar os objetos tridimensionais. O uso da informática educativa, por meio do Winplot, permitiu explorar e formalizar diferentes conceitos geométricos a partir da rotação e translação de figuras, o que facilitou a visualização geométrica com múltiplas representações. A análise qualitativa dos resultados confirmou que houve, por parte dos estudantes, maior capacidade de generalização e que as atividades mostraram uma maneira mais progressista, ou seja, inovadora, de se ensinar Matemáticanum ambiente ou em um espaço de prática e de experimentação do conteúdo, visando à compreensão e à interpretação dos tópicos em estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03.06.2019

Como Citar

MOTA, Janine Freitas; LOPES, Rieuse; FERREIRA, Ronaldo Dias. Visualização e pensamento geométrico na Geometria em movimento. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 188–203, 2019. DOI: 10.26843/rencima.v10i2.2354. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2354. Acesso em: 21 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos