Estimulando a formação do sujeito ecológico em alunos de Ensino Fundamental: contribuições dos livros didáticos de Ciências

Autores

  • Cadidja Coutinho Universidade Federal do Pampa
  • Raquel Ruppenthal Universidade Federal do Pampa
  • Martha Bohrer Adaime Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v10i3.2123

Palavras-chave:

Material didático, Análise do livro didático, Educação Ambiental

Resumo

Uma visão mais responsável para a proteção ambiental pode fornecer diretrizes às atividades educativas que visam desenvolver a consciência ambiental entre os jovens. Essas atividades necessitam de planejamento e de embasamento teórico, muitas vezes oriundo do livro didático. Deste modo, o presente trabalho buscou verificar como os aspectos da Educação Ambiental são abordados pelos Livros Didáticos de Ciências, observando se a abordagem contribui para a construção de um perfil de conhecimentos esperados, e também se os livros estão em consonância com o que é desejável para o ensino da temática atrelada à educação científica. A análise contou com uma amostra de livros didáticos disponíveis numa escola pública da região Noroeste Rio-Grandense. Os resultados demonstraram que o número de páginas que apresentam alguma indicação para Educação Ambiental ainda é restrito e que existe uma carência de informações sobre sustentabilidade atreladas ao conteúdo teórico dos livros analisados. Quando presente as informações estão relacionadas a um conteúdo específico, principalmente nos exemplares indicados para o 6º ano do Ensino Fundamental. Sendo assim, pode-se concluir que existe a possibilidade de associar o ensino ao ambientalismo, utilizando-a como facilitador a fim de proporcionar o máximo benefício educacional e potencial exploratório da mesma para aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21.06.2019

Como Citar

COUTINHO, Cadidja; RUPPENTHAL, Raquel; ADAIME, Martha Bohrer. Estimulando a formação do sujeito ecológico em alunos de Ensino Fundamental: contribuições dos livros didáticos de Ciências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 10, n. 3, p. 79–92, 2019. DOI: 10.26843/rencima.v10i3.2123. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2123. Acesso em: 26 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos