Um estudo acerca dos fenômenos evasão e permanência em cursos de licenciantura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/10.26843/rencima.v11i7.2118

Palavras-chave:

Evasão, Abandono, Licenciatura, Ciências

Resumo

O objetivo deste artigo é caracterizar a evasão e a permanência com enfoque específico nos cursos de licenciatura, a partir de aspectos apresentados por autores de artigos publicados em periódicos nacionais da área de Ensino. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e a análise dos dados fundamentou-se na análise de conteúdo. Foram analisados artigos com o auxílio do software Atlas ti. emergindo cinco categorias: razões apresentadas por estudantes para desistência ou permanência no curso; análise da trajetória acadêmica relacionada à permanência, conclusão e/ou evasão de estudantes; considerações sobre o fenômeno da evasão a partir de levantamentos teóricos; análises comparativas entre cursos a partir de cálculos sobre as taxas de evasão e análise do impacto das políticas públicas para a permanência dos estudantes. Constatamos que os fenômenos evasão e permanência estão relacionados, muitas vezes, com as características do ambiente universitário e o que esse contexto oferece, portanto, não é possível apontar um único fator como responsável pelas decisões dos estudantes. Assim, a identificação de aspectos que levam os estudantes a evadirem ou permanecerem nos cursos exige a compreensão das características que permeiam o ambiente universitário, bem como a forma como estas se relacionam às expectativas e necessidades formativas dos estudantes.

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Publicado

20.11.2020

Como Citar

BROIETTI, Fabiele Cristiane Dias; ARRIGO, Viviane; LOPES, Alex Stefano. Um estudo acerca dos fenômenos evasão e permanência em cursos de licenciantura. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 11, n. 7, p. 438–455, 2020. DOI: 10.26843/10.26843/rencima.v11i7.2118. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2118. Acesso em: 27 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos