O Eclipse Solar de 1919 em revistas de divulgação científica: concepções sobre natureza da Ciência e possíveis implicações para o ensino de Ciências

Autores

  • Lucas Albuquerque do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v10i1.1691

Palavras-chave:

Natureza da Ciência, História e Filosofia da Ciência, Divulgação Científica, Textos de Divulgação Científica

Resumo

Na área da Educação em Ciências, estudos defendem a importância de discussões sobre Natureza da Ciência (NdC). Uma forma de inserir a NdC no ensino é por meio do uso da História e Filosofia da Ciência (HFC). O objetivo do presente artigo é identificar e analisar, em textos de revistas de divulgação científica, possíveis concepções relacionadas à NdC a partir do episódio histórico do Eclipse Solar de 1919. Construímos seis categorias acerca das concepções sobre NdC, utilizando a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011) e, como referencial teórico acerca da NdC, a pesquisa desenvolvida por Peduzzi e Raicik (2017). Como resultado, os textos apresentaram tanto concepções mais atuais quanto concepções menos atuais sobre NdC. No entanto, discutirmos que numa situação de ensino as concepções mais atuais podem passar despercebidas para professores e alunos e o material pode ser potencialmente utilizado pelo docente a fim de proporcionar uma melhor compreensão sobre a atividade científica. Por fim, defendemos que investir em formação dos professores, poderá possibilitar que os mesmos possam reconhecer concepções acerca da natureza do conhecimento científico nos materiais utilizados em uma situação no ensino de ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01.01.2019

Como Citar

NASCIMENTO, Lucas Albuquerque do. O Eclipse Solar de 1919 em revistas de divulgação científica: concepções sobre natureza da Ciência e possíveis implicações para o ensino de Ciências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 116–129, 2019. DOI: 10.26843/rencima.v10i1.1691. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1691. Acesso em: 24 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)