Práticas compartilhadas no desenvolvimento de um projeto estatístico com alunos do 1.º ano do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v9i2.1673

Palavras-chave:

Projeto Estatístico, Recursos Tecnológicos, Anos iniciais, Educação Matemática

Resumo

Este texto relata uma pesquisa dentro de um projeto estatístico que integrou matemática, educação estatística e tecnologia em uma turma de 1.º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Buscou-se identificar como os alunos produzem conhecimentos matemáticos e estatísticos por meio da utilização de tecnologias computacionais em situações de ensino. O material de pesquisa envolveu registros dos alunos; registros videográficos e audiográficos das atividades; registros produzidos pela professora parceira; e o diário de campo da pesquisadora. Em parceria, a pesquisadora e a professora planejaram, desenvolveram e analisaram situações de ensino. Os resultados indicam a importância, para a aprendizagem interdisciplinar dos alunos, da colaboração no planejamento e replanejamento das situações de ensino. A articulação entre recursos computacionais e ações corporais e materiais possibilitou aos alunos a construção de um repertório linguístico e de conhecimentos sobre estatística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28.05.2018

Como Citar

BISSONI, Estefânia; GRANDO, Regina Célia; COLETTI, Selene. Práticas compartilhadas no desenvolvimento de um projeto estatístico com alunos do 1.º ano do Ensino Fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 335–353, 2018. DOI: 10.26843/rencima.v9i2.1673. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1673. Acesso em: 26 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos