Tecnologia em processos culturais de ensino revelados por professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v9i4.1605

Palavras-chave:

Tecnologia, Ensino, Hábitus Professoral

Resumo

Nossos estudos partem das discussões da noção de habitus professoral (Bourdieu, 2011; Silva 2005) e de Fuglestad, et al. (2010) ao evidenciar que a inserção bem-sucedida de artefatos em qualquer nova prática implica necessariamente mudanças culturais. Alicerçados por estes teóricos, investigamos o habitus professoral no que se refere à inserção de tecnologias digitais nas práticas profissionais de professores, a fim de que o aluno assuma papel ativo em sua aprendizagem. E nesse contexto, como enquanto formadores, podemos abalar as estruturas estruturadas desse habitus, para que professores (res)signifiquem sua prática pedagógica vislumbrando outras possibilidades de abordagem dos conteúdos que superem a lógica reprodutivista. As análises estão ancoradas principalmente na elaboração e discussões de duas tarefas com o uso de tecnologia digital em uma disciplina de doutorado.  O trabalho revelou que a cultura da sala de aula ainda é a de transmitir conhecimento e não de problematizar questões de forma que o aluno busque respostas a estes problemas. Dentre as dificuldades na inserção das tecnologias digitais à prática do professor em sala de aula, ainda prevalece a falta de recursos para o desenvolvimento de tarefas com recursos tecnológicos, além do engessamento do sistema de ensino que inviabiliza mudanças na abordagem dos conteúdos.

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Publicado

29.09.2018

Como Citar

BASNIAK, Maria Ivete; DA SILVA, Sani de Carvalho Rutz. Tecnologia em processos culturais de ensino revelados por professores. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 9, n. 4, p. 169–182, 2018. DOI: 10.26843/rencima.v9i4.1605. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1605. Acesso em: 26 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos