A apresentação de funções exponenciais e logaritmicas em livros didáticos para o Ensino Médio

Autores

  • Cristina Masetti Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Célia Maria Carolino Pires Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v6i1.1034

Palavras-chave:

Função Exponencial e Logaritmica, Situações de aprendizagem, Livro Didático

Resumo

O presente artigo é um recorte de nossa dissertação de mestrado que tem como objetivo investigar como as funções exponenciais e logarítmicas são abordadas em livros didáticos de Matemática, oferecidos às escolas brasileiras pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, no Ensino Médio de 2015 e como é proposta a construção, sistematização e consolidação de conhecimentos nesses manuais. Nosso propósito é analisar situações matemáticas, conceitos, proposições, procedimentos, linguagem e argumentações que o livro didático apresenta, contabilizando diferentes tipos de tarefas que os autores propõem ao estudante para aplicação dos conhecimentos. O estudo alicerça-se na revisão da literatura sobre a análise de manuais, as orientações curriculares de Matemática para o Ensino Médio, e o livro do 1º ano do Ensino Médio das seis coleções aprovadas pelo PNLD de 2015; a publicação Mathematics Teachers at Work – Connecting Curriculum Materials and Classroom Instruction (2009), coordenada por Janine T. Remillard, Professor Associado de Educação da Faculdade de Educação da Universidade da Pensilvânia, Beth A. Herbel-eisenmann, Professora Assistente de Formação de Professores, Michigan State University e Gwendolyn M Lloyd, professor do Departamento de Matemática, Virginia Tec. Optou-se pela metodologia de natureza qualitativa e a técnica utilizada foi análise documental; o instrumento de recolhimento de dados foram grelha de análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01.03.2015

Como Citar

MASETTI, Cristina; PIRES, Célia Maria Carolino. A apresentação de funções exponenciais e logaritmicas em livros didáticos para o Ensino Médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 54–63, 2015. DOI: 10.26843/rencima.v6i1.1034. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1034. Acesso em: 24 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos