Uma proposta integrada de Educação em Ciências com vistas a promoção da Educação para o Desenvolvimento Sustentável e da criatividade
Resumo
A redução do desperdício alimentar em um contexto real ou realista e promotor da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), explorando diferentes alternativas de combate, foi a temática central das atividades planeada e implementadas. O projeto tem como pilares teórico a EDS, a Literacia Científica, ao desenvolvimento da Criatividade e integração de diferentes contextos de educação, orientados em uma perspectiva da CTS e EPP/IBSE. O projeto de investigação tem como questão de investigação: Quais as potencialidades e limitações da implementação de um projeto integrado com atividades de educação formal e não formal, pautados na díade IBSE & Criatividade visando a promoção de EDS? Os dados foram recolhidos através de inquéritos por questionários, notas de campo e gravações de áudio e vídeo, posteriormente passaram por uma análise de conteúdo com o auxílio do software WebQDA. Os resultados evidenciaram que os indicadores de capacidades foram trabalhados de forma mais recorrente ao longo das sessões, dentre eles, capacidades relacionadas a comunicação foram a mais trabalhadas, o que corrobora com os pilares socioconstrutivistas adotados. Dentre os conhecimentos, notou-se um grande destaque no domínio do conceito de desperdício alimentar e de diferentes formas de combate. Já as atitudes e valores mais evidenciados foram de revelar entusiasmo pelas atividades. De um modo global, os resultados obtidos respondem e satisfazem os objetivos de investigação, dando motivação e experiência para uma futura ampliação deste projeto a outros anos escolares ou outros temas.