Um perfil do ensino CTS no Brasil: alguns resultados das pesquisas em Teses, Dissertações e Artigos

Autores

  • Álvaro Chrispino CEFET-RJ

Palavras-chave:

CTS, Mapeamento, Análise de Redes Sociais, Estado da Arte

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados do mapeamento da área CTS no Brasil nos campos do Ensino e da Educação, incluindo análises comparativas com produções internacionais. O mapeamento foi iniciado em 2011 pelos integrantes do Grupo de Pesquisa CTS e Educação, do CEFET/RJ, e vem sofrendo atualizações anuais, sempre que possível. O banco de dados reúne hoje 111 Teses de Doutorado, 505 Dissertações de Mestrado e 509 artigos publicados em periódicos qualificados. Os resultados apresentados foram obtidos em períodos distintos ao longo dos anos, o que explica os diferentes números de objetos de estudo e, sempre que possível, além das análises de frequência, são estudados a partir de métricas de Análise de Redes Sociais (ARS). Este trabalho é baseado principalmente em estudos de frequência. Podemos enumerar como resultado o aumento no número de produções acadêmicas em todos os itens de pesquisa. As instituições com maior contribuição sistemática ao longo dos anos em Ensino e Educação CTS são a UFSC e a UNICSUL, sendo possível identificar outras que crescem consistentemente no cenário nacional. Dentre os autores mais citados nos estudos, encontramos Wildson Santos e Décio Auler. Registramos baixa contribuição de autores internacionais entre as citações encontradas nos trabalhos catalogados. Quando comparadas as citações de estudos brasileiros com produções ibero-americanas e de língua inglesa registramos extrema diferença entre palavras-chaves, autores e obras estudadas. Os temas de interesse no Brasil, representados pelas palavras-chaves, registram assuntos que representam as disciplinas de estudo, diferentemente dos resultados ibero-americanos e de língua inglesa que identificam temas de interesse sociais. Os estudos permitiram identificar o estado da arte de CTS no Brasil indicando pontos forte e fracos, tendências e lacunas, o que pode contribuir para uma gestão do conhecimento na área de CTS.

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Publicado

2023-01-10