Análise de um processo formativo sobre as perspectivas das questões sociocientíficas: um contexto de mineração no Distrito Federal
Palavras-chave:
Educação CTS, Formação de Professores, Questões SociocientíficasResumo
Este trabalho é resultado de um processo formativo realizada no âmbito de um Pequeno Grupo de Pesquisa (PGP), em parceria com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), situados na Universidade de Brasília (UnB). Pautado na efetivação da Educação CTS a partir das Questões Sociocientíficas (QSC) e no processo formativo em uma relação horizontal entre universidade e escola, o objetivo da pesquisa é analisar um processo formativo instaurado no âmbito de um PGP a partir de uma prática de ensino acerca do tema mineração, baseada na perspectiva das questões sociocientíficas em uma escola pública no Distrito Federal (DF). A pesquisa faz uma análise comparativa dos diferentes momentos formativos durante a construção de uma prática de ensino acerca do tema mineração. Os subsídios reflexivos gerados durante os diálogos desenvolvidos no PGP, permitiram a elucidação de novos caminhos para práticas educativas que respeitaram as experiências e os valores expostos pelos estudantes. Percebemos que as reflexões entre teoria e prática, além de construírem um movimento de resistência à uma cultura engessada na racionalidade técnica, proporcionaram um ambiente formativo mais atraente para o docente.