Realidade Aumentada e CTS: uma associação possível e necessária

Autores

  • Marcio Eugen Klingenschid Lopes dos Santos
  • Renata Gomes de Oliveira Martins
  • Ronaldo Silva da Costa Universidade Cruzeiro do Sul
  • Vera Maria Jarcovis Fernandes
  • Adriana Bento da Silva Cordeiro Universidade Cruzeiro do Sul

Palavras-chave:

CTS; Educação; Formação de Professores; Geometria Espacial; Realidade Aumentada

Resumo

O artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) através da Bibliometria, que visou investigar de que forma a Realidade Aumentada (RA) é aplicada no ensino de geometria no Ensino médio. A RSL teve como base de dados o Portal de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES), no qual foram estabelecidas palavras chaves, bem como o período de tempo que foi considerado (2018 – 2020). O objetivo geral é encontrar trabalhos sobre Realidade Aumentada e compreender as contribuições da abordagem CTS (Ciência, Sociedade e Tecnologia). Foi encontrado um total de cento e quarenta e sete trabalhos entre teses e dissertações, sendo que apenas sete versavam diretamente sobre Realidade Aumentada e ensino de Geometria Espacial. Os resultados apontam uma grande defasagem quanto ao número de trabalhos em RA para o ensino de geometria, evidenciando assim a importância de fazer uso da uma abordagem de CTS no ensino de matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-01-10

Edição

Seção

Comunicação oral - Eixo 1: CTS e Formação de Professores