Gamificação: uma proposta lúdica com enfoque de ciência, tecnologia e sociedade (CTS) na Educação Infantil
Resumo
Este artigo buscou realizar uma análise sobre o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS na Educação Infantil juntamente com a ludicidade, em especial, a Gamificação como recurso e estratégia no processo pedagógico. Foi realizado um estudo em referenciais teóricos sobre o tema CTS e Educação Infantil, bem como sobre Gamificação. Bazzo (2014) pondera que o cidadão sujeito de direitos merece aprender a ler e compreender além de conceitos e do aparente, a ciência e a tecnologia, com todas as suas implicações. Machado (2013, p.3759) corrobora que o uso das Tecnologias Digitais, possibilita às crianças a aprender a pesquisar, a buscar novos conhecimentos, fazer questionamentos, se expressar, pensar e elaborar suas próprias ideias de maneira lúdica, tornando o processo de aprendizagem mais atrativo. Como resultado após as análises em todos os referenciais estudados e pesquisados, assim como a verificação das hipóteses em que se pode utilizar a Gamificação na Educação Infantil, comprovou a possibilidade de inserir desde a primeira infância o enfoque CTS e a utilização de elementos que fazem parte de um jogo, mas que não são propriamente jogos, propiciando o desenvolvimento cognitivo e afetivo das crianças.
Palavras-chave: Educação Infantil, Ciência, Tecnologia, Sociedade, Gamificação.