A implementação de uma ferramenta avaliativa – FACTS – na formação inicial de professores de Ciências Biológicas e Física

Autores

  • Mariana dos Santos Universidade Federal de São Carlos
  • Denise de Freitas
  • Alice Helena Campos Pierson

Palavras-chave:

Avaliação CTS, FACTS, Formação de Professores de Ciências da Natureza

Resumo

O presente trabalho apresenta os primeiros resultados de implementação de uma ferramenta avaliativa (FACTS) construída no âmbito de uma pesquisa em andamento, apoiada na perspectiva CTS e que permite analisar materiais didáticos e processos educativos na educação básica e na formação de professores respaldada numa perspectiva de educação científica crítica. Esta ferramenta foi apresentada a um grupo de futuros professores de cursos de Licenciatura na área de Ciências da Natureza que a utilizaram para avaliar os materiais didáticos que estavam adotando em suas aulas durante a disciplina de Estágio Supervisionado. Cada dupla de licenciandos preencheu a avaliação no site FACTS e produziu uma síntese avaliativa de cada um dos materiais analisados. Os dados obtidos foram submetidos à Análise Textual Discursiva e revelaram que os licenciandos não encontraram dificuldades para utilizar a ferramenta avaliativa, o que denota clareza e inteligibilidade no conteúdo dos critérios. Dessa forma, conseguiram produzir sínteses críticas sobre os materiais analisados, e apontaram que boa parte destes materiais não consegue estabelecer articulações CTS. Eles problematizaram que, ainda que existam alguns indícios de práticas e abordagens que podem trabalhar os conteúdos nesta perspectiva, os materiais avançam muito pouco com relação à criticidade. Os licenciandos também evidenciaram dificuldades dos materiais com relação à apresentação da Ciência como prática social contextualizada, bem como o estímulo à participação cidadã de alunas e alunos.

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Publicado

2023-01-10

Edição

Seção

Comunicação oral - Eixo 4: Investigação e Práticas em Educação CTS