Contribuições das tecnologias digitais para a afetividade no Ensino Fundamental 1
Palavras-chave:
CTS, Afetividade. Tecnologia. Ensino Fundamental 1Resumo
Ensinar vai além de transmitir conteúdos, exigindo uma mudança de postura e atitudes do professor e possibilitando ao aluno a construção de um saber, pois transcende uma postura dialógica e a formalidade da sala de aula. É de se considerar o papel da afetividade e sua importância na educação.
Para discutirmos o papel da afetividade no processo de ensino e aprendizagem, consideraremos a tríade professor, aluno e conteúdo, sob a perspectiva de Jean Piaget, Levis Vygotsky, Henri Wallon e as contribuições de Sigmund Freud, e a inter-relação afetiva e cognitiva na construção e desenvolvimento do indivíduo procurando motivações educacionais e resiliência para o sucesso do ensino-aprendizagem.
O novo cenário educacional advindo da COVID-19 e as regras de restrição no Brasil implicou diretamente na necessidade do uso das tecnologias de informação e de comunicação para permitir levar o ensino aos alunos.
É de se esperar que esse cenário gere a necessidade de se reavaliar a formação docente, sobretudo, na formação continuada dos professores ativos. Nesse sentido a perspectiva CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) pode contribuir positivamente.
A presente pesquisa tem por objetivo compreender a importância da afetividade na relação professor e alunos do Ensino Fundamental I e as contribuições das tecnologias digitais, em função do advento desafiador da COVID-19.
Para este trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental dos eventos do EBRAPEM (Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática) nas edições 2018, 2019 e 2020, que tratem do objetivo proposto, através de uma análise de caráter qualitativa.