O jogo Os minerais do teu dia-a-dia no ensino contextualizado da Geologia

Autores

  • Isabel Maria Teixeira CIIMAR
  • Dulce Manuel Lima CIIMAR

Palavras-chave:

matJAT50 #

Resumo

Recorrer a atividades motivadoras e inovadoras no ensino da Geologia, utilizando o quotidiano para evidenciar a sua presença no dia-a-dia, são fatores potenciadores da literacia geológica dos alunos. O jogo fomenta mudanças de conceções quanto à relevância desta Ciência, frequententemente desvalorizada pelos estudantes. Promove, ainda, a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem da Geologia, contribuindo para o objetivo 4 da Agenda 2030 das Nações Unidas. O presente estudo descritivo recorreu a uma amostra constituída por alunos de duas turmas (A e B) do 7.º ano de escolaridade (n=37), que frequentavam uma escola pública portuguesa. Pretendeu-se verificar o impacto do ensino contextualizado baseado num jogo na aquisição de aprendizagens essenciais. Na turma A, a abordagem do conteúdo Rochas e Minerais desenvolveu-se com o jogo, enquanto que, na turma B, ocorreu sem este recurso. No final da intervenção foi aplicado às duas turmas o mesmo instrumento de avaliação. Os resultados da investigação sugerem que o jogo favoreceu, de forma significativa, a aquisição de aprendizagens essenciais por parte dos alunos que o realizaram.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-01-10

Edição

Seção

Comunicação oral - Eixo 4: Investigação e Práticas em Educação CTS