Educação CTS como Encaminhamento Didático-metodológico destinado à Aprendizagem Crítica e o Exercício da Cidadania

Autores

  • Anderson Claiton Ferraz Universidade Cruzeiro do Sul
  • Jean Louis Landim Vilela
  • Mauro Sérgio Teixeira Araújo

Palavras-chave:

Educação CTS; Cidadania; Impactos Ambientais; Ensino de Física.

Resumo

Habitualmente nas aulas de Física os conteúdos são apresentados de forma fragmentada e distanciada da realidade vivenciada pelos estudantes. Acreditando em um ensino interdisciplinar e contextualizado, a pesquisa teve como objetivo “Investigar o potencial da Educação CTS para promover a Aprendizagem Crítica e o Exercício da Cidadania” envolvendo o tema “Impactos Sociais e Ambientais da Mineração”, sendo realizadas atividades como pesquisas de campo e diálogos abertos e livres, nos quais os alunos tinham liberdade para expor seus pontos de vista. Ao final da pesquisa foi aplicado um questionário versando sobre a importância da interdisciplinaridade e da pesquisa como facilitador da aprendizagem. Os resultados indicam que os alunos se sentem abertos à participação nas aulas, construindo conhecimentos com liberdade e autonomia, os quais permitem subsidiar o exercício consciente de sua cidadania.

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Publicado

2023-01-10

Edição

Seção

Comunicação oral - Eixo 4: Investigação e Práticas em Educação CTS