Objetivos formativos presentes em Teses e Dissertações relacionadas com a Educação CTS defendidas no Brasil entre 2010 e 2019
Palavras-chave:
Educação CTS; Estado do Conhecimento; Objetivos Formativos; Teses e Dissertações.Resumo
O presente artigo traz uma análise baseada em Teses e Dissertações que compõem o acervo de produção cientifica vinculado à Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade, localizado no Catálogo da CAPES. O intuito foi identificar e caracterizar Quais são os objetivos formativos relacionados à Educação CTS presentes nas Teses e Dissertações defendidas entre 2010-2019, considerando ainda os extratos acadêmicos Mestrado Profissional, Mestrado Acadêmico e Doutorado. As categorías de análise observadas foram obtidas a partir de descritores elaborados a priori com base na literatura da área, permitindo realizar um amplo mapeamento do acervo, constatando entre os objetivos formativos a predominância das categorías Desenvolvimento do Pensamento Crítico e Reflexivo; Estudo das Relações CTS e promoção da Alfabetização Científica e Letramento Cientifico e Tecnológico, posibilitando constatar que as atividades de pesquisa realizadas no período analisado contemplam aspectos relevantes defendidos pela sociedade contemporânea e que são previstos em documentos oficiais brasileiros como a Base Nacional Comum Curricular.