Objetivos formativos presentes em Teses e Dissertações relacionadas com a Educação CTS defendidas no Brasil entre 2010 e 2019

Autores

  • Alencar Coelho da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
  • Mauro Sérgio Teixeira de Araújo Universidade Cruzeiro do Sul

Palavras-chave:

Educação CTS; Estado do Conhecimento; Objetivos Formativos; Teses e Dissertações.

Resumo

O presente artigo traz uma análise baseada em Teses e Dissertações que compõem o acervo de produção cientifica vinculado à Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade, localizado no Catálogo da CAPES. O intuito foi identificar e caracterizar Quais são os objetivos formativos relacionados à Educação CTS presentes nas Teses e Dissertações defendidas entre 2010-2019, considerando ainda os extratos acadêmicos Mestrado Profissional, Mestrado Acadêmico e Doutorado. As categorías de análise observadas foram obtidas a partir de descritores elaborados a priori com base na literatura da área, permitindo realizar um amplo mapeamento do acervo, constatando entre os objetivos formativos a predominância das categorías Desenvolvimento do Pensamento Crítico e Reflexivo; Estudo das Relações CTS e promoção da Alfabetização Científica e Letramento Cientifico e Tecnológico, posibilitando constatar que as atividades de pesquisa realizadas no período analisado contemplam aspectos relevantes defendidos pela sociedade contemporânea e que são previstos em documentos oficiais brasileiros como a Base Nacional Comum Curricular.

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Biografia do Autor

Mauro Sérgio Teixeira de Araújo, Universidade Cruzeiro do Sul

Possui Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (1988) e Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1998), Mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1991) e Doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor Titular da Universidade Cruzeiro do Sul, onde coordena os cursos de Especialização em Matemática (presencial) e Ensino de Matemática (EAD). Leciona, orienta e realiza pesquisas no Programa de Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Ensino de Física, com ênfase em abordagens baseadas na Educação CTS, na formação para a cidadania, na interdisciplinaridade e contextualização e na utilização de metodologias de Ensino de Física destinadas aos níveis Médio, Fundamental e Superior, visando o desenvolvimento de valores e atitudes além da construção de conhecimentos. Editor da Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa).

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Publicado

2023-01-10

Edição

Seção

Comunicação oral - Eixo 4: Investigação e Práticas em Educação CTS